Gasolina 95 vs 98

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by Daniel Maia »

mneves, os motores / sistemas de injecção não tem qualquer efeito memória, ou algo parecido, por isso o argumento de "efeito continuado" não é, de todo, válido. Neste caso convém esgotar por completo o depósito da gasolina dita normal 95 RON, e atestar o mesmo com 98 seja Geforce, BP Ultimate, qualquer coisa.

Este depósito já não vou conseguir, porque tenho andado pouco nela e o meu pai já lhe fez km suficientes para me estragar a média, mas posso fazer o teste com o máximo de rigor possível, talvez a meio de Novembro.

Deixo a gasolina acabar por completo e vejo exatamente quanto consigo fazer com 1L de combustível, e testo velocidades máximas numa determinada rampa, para verificar uma presumível potência extra.
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

Ok, !;)
Marco Neves
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by João Santos »

95 sempre e não inventem não se tira partido da 98. Qual diferença entre uma e outra? APENAS RESISTENCIA Á DETONAÇÃO, mais nada.

João
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mariocbf »

O João Santos disse tudo. Veículos normais levam 95 a não ser que a marca assim o exija, nesse caso até põem um tó colante na portinhola da gasolina a especificar. Nos carros preparados, e mexidos, com turbo, compressor volumétrico, etc, esses sim, têm de levar gasolinas com índice octano mais elevado, que pode chegar a 120. O que acontece nestes casos, (motor normal de carburador sem injecção normal ou directa a gasolina) é que a gasolina sai do carburador, passa no colector de admissão mistura-se com o ar, que já foi "empurrado" pelo turbo ou compressor e entra no cilindro, e no passo seguinte que se dá a compressão do pistão (o pistão desloca-se para cima), a mesma quantidade de ar/gasolina tem de caber num espaço muito mais reduzido e aguentar a pressão e o calor gerado até a vela dar faísca. Se ao comprimir a mistura rebentar antes da vela faíscar, então da-se uma autodetunação, havendo percas ao nível do rendimento, mas também ao nível da durabilidade do motor.
Mais.... aposto 95 vezes, que fazem médias iguais com ambas, andam à mesma velocidade em ambas, e poupam muito dinheiro com a 95
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

Cada um com a sua,à 5 min li um artigo de física e química a explicar as diferenças
Marco Neves
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

Vou hoje atestar de 95 e depois faço o relato da minha experiência.
Só tenho usado 98 desde o primeiro dia ,ta toda stock e tem cerca de 2200 km.
Marco Neves
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

Teste feito .E o resultado é.....
98 octanas sempre:
Media mais alta ,menos km ,menos genica ,mais estalos no escape e mais cheiro com 95
Não é assim tanta diferença em consumo ,reconheço para quem anda calmamente até aos 80/90 kmh não se nota quase nada,agora qd querem os 11 cv a serio eu notei aí sim mais diferença para pior com 95.
Mais indo no meu dB.
Marco Neves
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by João Santos »

Não sei se ainda se vende mas a BP tinha uma 100 octanas. Com essa penso que poderás fazer consumos de 1,5 L. ;) :o

Não sei se ainda vem nos manuais mas nos antigos a Honda dizia para usar gasolina acima de 85 octanas.

Tantos klms feitos de moto, mas mesmo muitos e sempre 95. mas cada um ........

Vai á BP ao Marquês de Pombal que tem lá um Engo. responsável que te explica pormenor a pormenor, que não aproveitas rigorosamente nada dessa gasolina.

João
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by João Santos »

Muitos desses testes são pura ilusão. Mesmo que façamos 2 ou 3 depósitos no mesmo percurso, nunca fazemos a mesma média por mais voltas que demos ao punho.

Muita coisa influencia os consumos por isso gasta o menos possível em gasolina e não te iludas mas os €€€€ são teus.

João
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

A BP já não tem a de 100 pois qd tudo encareceu ninguém punha essa e sim os manuais dizem de 91 para cima e se ouver batimentos de motor ou outros para mudar de marca ou incrementar as octanas.
Cada um com a sua,eu como disse,só acredito no que vejo e sim continuo com o que me agrada mais ,a mim ,fiz o teste e conclui ,axo que todos deveriam fazer para tirar conclusões ao invés do diz que disse pois aí tb eu já li relatórios físico e quimicos
Marco Neves
Post Reply