Gasolina 95 vs 98

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by fhanity »

concordo com o mneves, mas na minha opinião poderá dever-se aos aditivos da gasolina "premium" e nao tanto a octanagem do combustivel. mas que notei diferença na CBF na altura, notei. agora a que se deve ainda fica a questao no ar.
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

É na boa pessoal ,opiniões são opiniões.
Já agora um extra ,a uns anos tinha uma viano a meu cargo no meu trabalho onde éramos 6 a mexer ,comecei a usar diesel aditivado e passados uns bons km ,como temos de registar tudo,provei ao director que com aditivado a bicha gastava menos e ao patrão tb saía mais em conta e ninguém acreditava mas estava no papel.
Eu disse e reconheço que no geral o consumo é muito igual,2,37 vs 2.21 na 95 e 98 respetivamente e no deposito dá uma diferença de 100 km a menos na 95 mas no felling,no desenrolar do motor ,no seu tato eu,repito ,eu ,noto melhoria ao usar 98 e essa sensação foi igual na xcity,na bws125 .como é obvio só tenho de ler e respeitar as criticas e opiniões de todos .
Bom ano para todos
Marco Neves
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by tiagolourenco20 »

Ainda não tinha comentado este tópico por achar que não fazia diferença uma ou outra, já experimentei das duas e não notei diferenças.

Costumo por gasolina na OZ, é a mais barata que encontro e como tem pagamento na bomba nem preciso de sair da mota (comodismo a 100%),

Segunda feira passei por uma bomba da Prio e tinha uma nova gasolina que denominavam como "Gasolina 95 Top" que promete um decréscimo no consumo 4%, por acaso até estava em promoção e decidi experimentar.
Sobre o consumo ainda não tenho nada a opininar, mas noto o motor muito mais constante.
Antes quando ligava a mota o ralenti andava instável, agora mesmo com o tempo frio anda muito mais estável.

Se tiverem uma prio perto de vocês façam a experiência.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

Sim a de trajouce ,já tinha reparado mas para a próxima testo ,agora ando com a bp
Marco Neves
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by fhanity »

notaste mais alguma diferença tiago? eu nao acredito q a diferença seja na octanagem da gasolina mas sim com os aditivos da mesma, pois ja uma vez usei 98 normal da Galp e nao notei nada de diferente, apenas com a Gforce.
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mariocbf »

O fhanity não acredita que a diferença seja na octanagem da gasolina, mas sim com os aditivos da mesma, e tem mais que razão. Eu sou do tempo dos Fiat Uno Turbo IE, e sempre que metia 95 e ás vezes até com a 98 nesse carro, e punha o turbo a gritar, mais parecia um assador de castanhas a fazer rebentamentos quase simultâneos em dois cilindros, era o rebentamento a mais de um cilindro antes da vela fazer a ignição, e isso era demolidor para os motores, nesse caso gastava muito mais com a 95, porque a energia de um dos cilindros não era aproveitada a 100%, e por isso era aconselhável meter gasolina com octanagens maiores para evitar a auto detonação.
Agora, os aditivos na gasolina servem para evitar a formação de resíduos no depósito, limpeza nas condutas de combustível, manter limpos os injectores, o sistema de injecção, e evitar a carbonização das válvulas e câmara de combustão, se dois carros ou motos, andarem com uma gasolina normal de 95 octanas e o outro com uma aditivada de 95 octanas, pode perfeitamente haver diferenças nos consumos, por varias razões, uma delas é a limpeza de todo o sistema de alimentação faz com que o combustível chegue ao injector com a pressão exacta a que deve entrar na câmara de combustão, a outra é ter a câmara de combustão limpinha e sem carvão que torna mais eficaz a detonação e o rendimento da mesma, e depois e por último tem a ver com os chamados "sensores" muito em voga nos pópós e motos novos que servem para medir muitas coisas, entre esses sensores, existe um que se chama sonda Lambda que mede a quantidade de oxigénio que sai nos gazes de escape, e se o carro por exemplo tiver mais "sujo" (incrustações na câmara de combustão, injectores entupidos, etc,) os gazes de escape ao saírem como são mais poluentes, são captados pela sonda lambda, que por sua vez envia a informação à centralina, e por sua vez a centralina dá a ordem à injecção para compensar com mais gasolina de modo a neutralizar a má queima anterior, estão a ver a sequência .... por isso o aumento do consumo.
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by tiagolourenco20 »

Tambem tenho a mesma opinião, a diferença vem dos aditivos, estive a ver no site da prio a ficha tecnica da gasolina 95 Top e é basicamente os aditivos que marcam a diferença, as octanas são as mesmas.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by tiagolourenco20 »

Já tenho novidades.

Hoje fui atestar, meti 10 litros de 95 TOP da prio (12.5€ tão bom :D ).

Quer dizer que fiz 330km com 10 litros, dando a media de 3.03 litros/100 :clapyellow

Fiquei mesmo surpreendido, no domingo fui ao cabo da roca sempre com as rotações acima das 5000, fiz uma viagem de 60km a andar entre 130-150 e faz-me 3.03 litros.
É pá gosto tanto da minha menina xD

Bem na verdade ela não me andava a fazer estes consumos, andava com consumos a rondar os 3.4-3.5 litros, o que quer dizer que existe realmente uma poupança em combustível.

Como voltei a atestar no mesmo sitio e com a mesma gasolina para a semana dou novidades.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by AlonsoF1 »

Bons consumos.
Quanto a gasolina não sei mas, nos meus carros eu notava diferença quando metia gasóleo normal da Galp e quando metia GForce Diesel da Galp também. Tanto a nível de consumo como de desenvolvimento no carro.
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Gasolina 95 vs 98

Post by mneves »

Voltando ao tema,voltei aos 1.91 LT com a repsol 98 mas desta vez com menos cuidado no punho.
Nos dados da aplicação com esta media já me da que a 98 para mim esta a ser mais eficiente que a 95 .
Marco Neves
Post Reply