Rotações CBF 125

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Post Reply
mikeandthemoon
A Pé
A Pé
Posts: 4
Joined: 11 Apr 2013, 23:00

Rotações CBF 125

Post by mikeandthemoon »

Caros companheiros do Forum,

Tenho uma CBF 125 e é a minha primeira mota, tenho a mota faz um mês e actualmente já a tenho levado para o trabalho e a coisa tem corrido (mais ou menos) bem. Apenas alguns "pregos" na caixa, tentativas de arranques em ponto morto, alguns problemas nas subidas e afins, mas cuidadosamente tenho chegado lá :)

No entanto tenho dúvidas em relação à quantidade de rotações que devo puxar a mota e da relação que devo utilizar entre a mudança engrenada e as rotações recomendadas. Existe alguma recomendação para isto ou posso puxar pelas rotações da mota desde que não chegue à red line ?

Agradeço antecipadamente a vossa opinião e ajuda sobre este assunto,

Grande abraço,

Miguel
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Rotações CBF 125

Post by AlonsoF1 »

Amigo isso é normal ao inicio. Vais-te habituando aos poucos.

Quanto às rotações se for a direito ou com uma pequena inclinação a subir por exemplo meto todas às 5000 rpm. Só a primeira é que meto às 4000 rpm. A subir mais inclinado puxo um pouco mais pela mota. Aos poucos vais descobrindo como a caixa funciona e como se aguenta a mota quanto a rotações. A pouco e pouco já nem olhas para o conta rotações. Já vai pela sonoridade. :biker
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: Rotações CBF 125

Post by Rmartins »

eu na minha vou mesmo so pelo som do motor, não faço a minima ideia das rotaçoes a que aq mota vai, pois omeu modelo ainda nao tem o conta-rotaçoes
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Rotações CBF 125

Post by AlonsoF1 »

Pois aí é normal. Eu tenho conta rotações e inicialmente utilizava-o. Agora já não.

Sent from my ST23i using Tapatalk 2
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
João
125cc
125cc
Posts: 254
Joined: 19 May 2013, 16:40

Re: Rotações CBF 125

Post by João »

Pah se a mota foi comprada nova não convém andar a esticar nas rotações, ou seja é chato fazer ultrapassagens. Agora se era usada e a rodagem já foi feita pah se quiseres poupar gota é como disseram em cima, ali pelas 4000/5000rpm podes trocar mudança, se quiseres andar a abrir podes levar todas quase ao redline que ela aguenta bem (desde que não seja sempre).
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: Rotações CBF 125

Post by Rmartins »

e se quiseres esticar as rotações nao te esueças que e melhor ja teres o motor quente para evitar problemas
Post Reply