Primeira Mota para 70km/dia

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Post Reply
snake
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 02 Feb 2016, 11:52

Primeira Mota para 70km/dia

Post by snake »

Bom dia pessoal,

Eu registei-me neste forum para ver se conseguia obter uma ajuda vossa, se não for pedir muito.

Apenas tenho carta de carro e por isso estou limitado a 125.

Estou a pensar comprar uma CBF 125 maioritariamente para fazer viagens casa<-->trabalho, trabalho<--> casa.
São 33 km para cada lado em estrada nacional N103-1 (Esposende<-->Braga para quem não conhece).
https://www.google.pt/maps/dir/Esposend ... b1!2b1!3e0

Sendo assim, a CBF irá ser o suficiente? Irá ser durável?
Será uma boa mota para iniciante?
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Primeira Mota para 70km/dia

Post by Fábio Ferreira »

Boas!

Sê muito bem vindo ao fórum!
Ora bem diria que a CBF dá para isso e bem mais! :)
Eu fazia cerca de 50 km's por dia também no percurso casa/trabalho e em 1 ano e pouco nunca me deixou mal! Bons consumos e conforto aceitável para a mota que é.
Só vais sofrer com o passar do tempo com a velocidade pois a CBF gosta do regime entre os 70 e os 90 km/h, a partor daí já esforça um pouco. Para isso e a melhor solução é aumentar o pinhão de ataque para 17 dentes e já se conduz muito melhor. Tens muita e boa informação por cá é só dares uma pesquisa.

Cumps!
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Primeira Mota para 70km/dia

Post by AlonsoF1 »

Boas Bruno.
Eu tive a minha CBF 1 ano e meio e fiz 20.000 kms nela. Fazia 60 kms por dia. A CBF é uma excelente mota tanto para iniciar como para fazer esse percurso diariamente.
A única coisa que te pode vir a acontecer é com o passar do tempo comeces a achar que devas subir a cilindrada :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Primeira Mota para 70km/dia

Post by mix »

Já foi tudo dito.
Se tens mesmo que comprar uma 125cc a cbf125 é uma boa escolha, mas se vais comprar novo pensa duas vezes pois poderá valer a pena tirar a carta de mota.
Não conheço o percurso que vais fazer, mas se for de 1 faixa e a velocidade praticada normalmente for superior a 80/90km/h uma 125cc não te chega. Ela dá, mas em pouco tempo vais querer trocar.
Se encontrares um bom negócio podes sempre comprar uma usada para experimentar. Se não gostares vendes pelo mesmo preço que compras-te.

[[]]
Image
snake
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 02 Feb 2016, 11:52

Re: Primeira Mota para 70km/dia

Post by snake »

mix wrote:Já foi tudo dito.
Se tens mesmo que comprar uma 125cc a cbf125 é uma boa escolha, mas se vais comprar novo pensa duas vezes pois poderá valer a pena tirar a carta de mota.
Não conheço o percurso que vais fazer, mas se for de 1 faixa e a velocidade praticada normalmente for superior a 80/90km/h uma 125cc não te chega. Ela dá, mas em pouco tempo vais querer trocar.
Se encontrares um bom negócio podes sempre comprar uma usada para experimentar. Se não gostares vendes pelo mesmo preço que compras-te.

[[]]
A minha ideia inicial é comprar primeiro uma usada, para ver se gosto e se me habituo.

Depois, se gostar e se nao me chegar, tirar a carta e aumentar de cilindrada.
Em relação à nacional, depende imenso do trânsito, é uma nacional maioritariamente de uma faixa que tem contínuas 80% do tempo e limitada a 50 por 70% dos kms.
Por norma, a minha velocidade média de carro é 50 km/h num dia normal.
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: Primeira Mota para 70km/dia

Post by Rmartins »

A essa velocidade a cbf dá perfeitamente, o unico problema que podes ter é a chuva, visto que os pneus de origem são o que são, mas certamente que ela aguenta essa distancia a essa velocidade sem problemas ;)
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Primeira Mota para 70km/dia

Post by fastnet »

Concordo com os companheiros, a cbf125 dará conta do recado para a velocidade que pretendes e tipo de estradas que mencionas.
As 125 "modernas" são bem mais limitadas para vias rápidas/autoestradas onde para andares acima dos 100km/h estás sempre com o motor no redline.
Post Reply