Legalizar mota

Pois existem mais coisas para além da CBF125
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João
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Legalizar mota

Post by João »

Tenho um conhecido que me oferece uma vespa, o problema é que a mota tem matricula espanhola. Fiz uma pesquisa na net pra saber se compensava legalizar aquilo e a informação que vi mais detalhada foi esta:
Como legalizar uma moto importada?

Os passos a tomar para legalizar uma moto são:
•Primeiro deve escolher a moto, recolher dados do vendedor e da viatura (chassis, motor, registo, marca, modelo) e confirmar ausência de financiamentos pendentes à moto.
•Depois preparar uma declaração de venda (que contenha nome e morada de ambas as partes, características do veículo, número de quadro e matrícula e a assinatura de ambas as partes) acordada com o vendedor e levar duas cópias.
•Caso pretenda vir para Portugal na moto, necessita de tratar do seguro temporário para a matrícula original junto de um mediador de seguros.
•Pedir ao vendedor que consiga o COC (Certificate of Conformity, que só existe para veículos após 2000, os anteriores necessitam de realizar um ensaio de ruído) junto do concessionário onde comprou a moto, e que este tenha consigo cópias dos documentos de identificação (passaporte ou Cartão do Cidadão, dependendo do país).
•Depois da conclusão do negócio deve trazer consigo: moto, com chaves e token, livro de serviço da moto e manual se possível, COC, documento único/título de registo da viatura, declaração de venda assinada por ambos.
•Se a garantia ainda estiver a decorrer, traga a transmissão de garantia assinada pelo antigo proprietário, que recebe o pagamento e uma declaração de venda assinada por ambos e que notifica a venda do motociclo à entidade de registo no seu país.
•Se a moto for adquirida num stand a fatura comercial substitui a declaração de venda.

Em Portugal o processo de legalização decorre da seguinte forma
•Preencha 2 impressos Modelo 9 do IMTT e apresente-os juntamente com a declaração de venda e do documento único num representante oficial da marca, para pedir o Certificado de Homologação no IMTT.
•Dirija-se à Alfândega com o processo e número de homologação, levando cópias de todos os documentos. É aqui que se declara a entrada da mota em território português, sendo a Alfândega que atribuí a matrícula.
•Compre e preencha a Declaração Aduaneira de Veículo (DAV). Necessita ainda de:
•Homologação Técnica Nacional do Veículo ( o Modelo 9 do IMTT que precisa de ser carimbado e assinado pelo importador da Marca)
•Documento único/ título de registo de propriedade do veículo
•Declaração de Venda (ou fatura se foi adquirida a um stand)
•Cartão de contribuinte
•Bilhete de Identidade/cartão do cidadão
•Documento de transporte da moto caso ela tenha entrado em território nacional por transporte
•Procuração e fotocópias do B.I. e contribuinte do procurador caso não seja o próprio a dirigir-se à Alfândega.
•COC (caso não o tenha pedido na altura da compra terá de o fazer numa das entidades certificadas pelo IMTT)
•Documento comprovativo de medição CO2 (inspeção sugerida realizar-se no Lab. Nacional de Engenharia Civil ou no LTA, de Braga).
• Pague o Imposto Sobre Veículo (ISV) na Tesouraria da Alfândega.
•Um ou dois dias úteis depois dirija-se novamente à Alfândega para saber qual a matrícula atribuída.
•Com a DAV vá a uma loja para gravar a matrícula e a colocar na moto. A circulação com o documento da Alfândega é legal durante 60 dias.
•Regresse ao IMTT para concluir o processo e emitir o Certificado de Matrícula. Leve consigo: certificado do teste sonoro, os 2 impressos Modelo 9 completamente preenchidos, carimbados e assinados pelo importador, fotocópias do B.I. e contribuinte e livrete original.
•Terá que esperar por uma carta do IMTT a marcar uma inspeção à mota (efetuada num centro de inspeções normal por um técnico do IMTT).
• Volvidos uns dois dias úteis desloque-se ao Instituto de Registos e Notariado para solicitar a emissão do Documento Único Automóvel (DUA) com o impresso de Requerimento de Registo Automóvel preenchido e assinado, fotocópias do B.I. e contribuinte.
• Por fim pague o IUC (Imposto Único de Circulação)

Preço da legalização de uma moto

Legalizar uma moto tem os seus custos. Deve somar todas as despesas e constatar se é lucrativo ou não importar a sua moto.
•O COC custa 150€.
•O pedido de certificação homologação ronda os 100€.
•O ensaio de CO2 custa 165€.
•Certificado de matricula: 33€
•Solicitar a emissão do DUA: 50€
•Já o ISV pode simular o pagamento online.
•Há acerto de impostos para viaturas oriundas de fora do espaço Schengen


Mas isto é muito trabalho e demasiados custos pra mota em questão. Alguem sabe se é realmente assim?
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Re: Legalizar mota

Post by AlonsoF1 »

Eish. Nem te metas nisso!

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Rmartins
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Re: Legalizar mota

Post by Rmartins »

Não podes andar com a mota com matricula espanhola?
isso e mesmo uma trabalheira so para dizerem se a mota pode andar ou nao
fhanity
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Re: Legalizar mota

Post by fhanity »

so pode andar com matricula estrangeira se tiver residencia no pais da matricula.
boa onda
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Re: Legalizar mota

Post by boa onda »

È fazeres a equação. Mas lembra-te que uma vespa antiga e cuidada custa 2000 e mais eurs.

Qual é a vespa ,125,150,200,ralli,sprint e o ano?

Cavalo dado não se olha dente.
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Re: Legalizar mota

Post by Rmartins »

compra um barracao em espanha so para dizeres que tens morada la, se calhar fica mais batrato :lol:
Estou so a brincar, mas realmente as vespas ainda devem ser caras, se tiveres paciencia para tratar disso tudo e capaz de compensar
João
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Re: Legalizar mota

Post by João »

boa onda wrote:È fazeres a equação. Mas lembra-te que uma vespa antiga e cuidada custa 2000 e mais eurs.

Qual é a vespa ,125,150,200,ralli,sprint e o ano?

Cavalo dado não se olha dente.
é uma 125. não é daquelas old school, se não me engano é do ano 1996. O motor está excelente, mas já teve de levar uma revisão. Ela fazia a mistura automaticamente mas a peça que fazia a mistura tava avariado e já teve de ser anulado, ou seja tenho de abanar antes de por a trabalhar. O canhão da ignição também tava avariado, tenho fazer ligação directa pra por a trabalhar. O conta quilómetros e conta rotações também ainda não estão a funcionar, ainda tenho de ver o que se passa. E por fim é o repartidor dos travões, porque as mudanças é no punho esquerdo juntamente com a embraiagem, e o punho direito é o acelerador e a manete dos travões funciona pra frente e trás em conjunto, mas o repartidor tava avariado e nem faço ideia onde vou arranjar aquela peça. Mas nada que não se arranje, agora o problema é mesmo a legalização.
João
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Re: Legalizar mota

Post by João »

João wrote:
boa onda wrote:È fazeres a equação. Mas lembra-te que uma vespa antiga e cuidada custa 2000 e mais eurs.

Qual é a vespa ,125,150,200,ralli,sprint e o ano?

Cavalo dado não se olha dente.
é uma 125. não é daquelas old school, se não me engano é do ano 1996. O motor está excelente, mas já teve de levar uma revisão. Ela fazia a mistura automaticamente mas a peça que fazia a mistura tava avariado e já teve de ser anulado, ou seja tenho de abanar antes de por a trabalhar. O canhão da ignição também tava avariado, tenho fazer ligação directa pra por a trabalhar. O conta quilómetros e conta rotações também ainda não estão a funcionar, ainda tenho de ver o que se passa. E por fim é o repartidor dos travões, porque as mudanças é no punho esquerdo juntamente com a embraiagem, e o punho direito é o acelerador e a manete dos travões funciona pra frente e trás em conjunto, mas o repartidor tava avariado e nem faço ideia onde vou arranjar aquela peça. Mas nada que não se arranje, agora o problema é mesmo a legalização.
O 'chassi' se é assim que se pode chamar também está impecável, não tem ferrugem nem podres.
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Re: Legalizar mota

Post by mariocbf »

De Espanha... nem bom vento nem bom casamento.
A única coisa que te aconselho de Espanha, são as chicas guapas, compras em peças e montas em casa.... , mas sem te legalizares :bouncyyellow
boa onda
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Re: Legalizar mota

Post by boa onda »

mariocbf wrote:De Espanha... nem bom vento nem bom casamento.
A única coisa que te aconselho de Espanha, são as chicas guapas, compras em peças e montas em casa.... , mas sem te legalizares :bouncyyellow
Gostei dessa Mario. Mota tambem deve ser bom em Espenha!
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