Ontem a menina 'maior' fez os seus primeiros 10k kms (6.2k kms nas minhas mãos)
Já reparei que provavelmente no próximo ano, existe muito pessoal aqui do fórum que vai dar o 'salto' >125. Fica aqui o meu testemunho da NC, materializado agora após os >6k kms:
Pros:
- Este motor é simplesmente genial...apesar da pouca cavalagem, a disponibilidade logo às 3k rpm e o elevado torque, tornam-no uma delícia na cidade e nos passeios de fim de semana. A melhor prova que tive, foi há uns meses ao fazer a estrada panorâmica do Rio Ceira, com 2 pessoas sempre em 5ª e 6ª velocidade, ocasionalmente uma 4ª em ganchos ou subidas mais ingremes, para o motor respirar...a média desse passeio? 2,9L/100!!! Apenas vão notar a falta de força da NC em AE >120km/h... Vejam a importância deste factor power/torque nos vários gráficos q existe por aí...para quê ter muitos cavalos se só os podemos utilizar >7k rpm? Aprovado o elevado torque a baixas rpm para este tipo de moto
- O farol frontal é muito bom...já andei com a NC em escuridão total e apesar do sistema de iluminação não ser muito evoluído, a luz é bem concentrada no essencial para vermos por aonde andamos...ponderei no início colocar umas fog lamps laterais, mas parece-me que será apenas por questões estéticas do que necessidade.
- O quadrante é KISS (Keep It Simple Shit)...completo qb e bastante agradável no design...e pequeno!
- Os pneus de origem (Metzeler) são bastante bons (para quem anda maioritariamente em alcatrão...tb a mota n é para outra coisa!). Os pneus dão a segurança necessária para contrabalancar as deficiências ao nível de suspensão...cm vou referir adiante.
- A altura de condução é muito boa...tenho 1,72m...está perfeito para mim. Um bocadinho alta, para impôr respeitinho!
Cons:
- A suspensão é um pouco mole em demasia...talvez a Honda tenha tentado estabelecer uma relação de equilíbrio entre road e offroad, mas como a suspensão não dá para regular, ficamos com uma moto muito 'mole'...em curvas a >velocidade e superfície irregular o 'saltar' da suspensão torna por vezes perigoso o curvar, pq o centro da gravidade da moto é mesmo muito baixo e sentimos a moto a ser 'puxada' com violência. Em offroad, principalmente com 2 pessoas, a suspensão parece um 'rollercoaster'...temos de atravessar terrenos esburacados a 10km/h, senão torna-se desconfortável. Basicamente, se quiserem fazer um bom upgrade à moto, um novo kit de suspensões seria dinheiro bem emprege.
- A falta de qualidade de alguns componentes já começa a dar mostras disso. Apesar do o quadro estar em óptimo estado, o pedal da transmissão e o engate da embraiagem no motor estão a dar mostrar de ferrugem...vamos a ver o que dizem da garantia dessas peças
- O volante é um pouco 'aberto' demais, pelo menos para a minha altura. Na condução por estradas sinuosas muitas vezes sinto a ponta dos dedos a 'picar' com falta de sensibilidade por motivos de postura a curvar. Pelo menos é a conclusão que chego neste momento, pq no dia-a-dia em estrada e na cidade não sinto nada de especial...só mesmo em estradas com muitas curvas.
- O tecido do banco é uma bela treta...até o da CBF é melhor! Em termos de durabilidade não tenho reparos, mas escorrega muito. Em travagens mais 'apertadas' ou a curvar, vão ter de 'fincar' muitas vezes os joelhos nos plásticos laterais, para não 'navegarem' muito ao longo do banco...
- O guarda-lamas frontal é ridiculamente curto...existem extension 'fenders' para a NC, mas parece-me uma estupidez para uma mota nesta gama...eu sei q a plataforma e os componentes são semelhantes entre NCs, mas se existem diferenças em a S e X, tb deviam ter visto o caso do guarda-lamas frontal e colocar um traseiro..já agora.
Por último uma dica para o pessoal mais inclinado para a CB500x. Já fiz o teste drive nessa menina e garanto-vos que a pequena diferença de preço não justifica certas
diferenças...
Cheers,
P.S. - Se comprarem um vidro alto frontal para a NC, não comprem o original da Honda...vão à concorrência e vejam o mais alto de todos (parece-me que é o da Ermax). O original 'touring' da Honda é muito baixo. O vento bate-me no pescoço e capacete...só me protege o peito.