Apresentação e problema motor [ajuda!]

Acabado de chegar ao Fórum CBF 125? Apresenta-te à comunidade e sê bem vindo.
Post Reply
Petroleiro
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 08 Jan 2018, 06:20

Apresentação e problema motor [ajuda!]

Post by Petroleiro »

Bom dia!

Adquiri a minha cbf125, de 2013 e com 48.000km, à menos de um ano. Agora, passados alguns meses e com mais alguns km em cima, começou-me a dar problemas tanto no motor como na parte eléctrica.

Na parte eléctrica o problema já está na oficina a ser reparado e foi o alternador/estator que foi à vida, algumas bobines queimaram. Optei por rebobinar e tenho agora que esperar para ver se precisa de levar rectificador e bateria nova também.

Em relação ao motor... Desde que a comprei que reparei que bebia um bocado de óleo, mas foi algo que sempre aceitei visto que já é uma mota com alguns quilómetros e já poderá ter as suas folgas. Fui sempre tendo cuidado e repondo quando precisava.

À coisa de pouco tempo, estava na autoestrada a +-100km/h, e senti que a mota durante um instante perdeu potência mas continuou a andar. Depois desse episódio, por vezes, ouvia um barulho metálico do motor a trabalhar, como se algo estivesse a bater. Falei com o mecânico que me disse que muito provavelmente terá sido uma agarradela do motor e que para reparar terá que se trocar tudo por material de origem. Penso eu que terá que se trocar pistão, segmentos, juntas e retificar o cilindro, mas só abrindo é que se saberá.

Gostava de saber a vossa opinião em relação ao que fazer. Se compensa comprar tudo na marca, ou mandar vir de fora (se sim de onde) ou se compensa procurar usado (sou do Porto, onde posso procurar?). Também já vi que há pessoal que mete o kit de 150cc, será que vale a pena?

Peço desculpa pelo tópico extenso, mas realmente queria saber a vossa opinião e tinha que explicar a situação completa.

Cumprimentos e obrigado!
Vasco Dias
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 05 Dec 2016, 10:03

Re: Apresentação e problema motor [ajuda!]

Post by Vasco Dias »

Bem vindo.

eu comprei estator novo na altura na honda quando o meu queimou, rebobinar pode ser so um penso rapido, e não deves precisar nem de bateria nem de reteficador.

por o kit 150 é sempre mais caro do que comprar piston novo com meia medida ou uma medida acima.

O cilindro de origem pode levar 4 reteficações.

é tudo uma questão de com o teu mecanico veres o que te compensa mais.
Petroleiro
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 08 Jan 2018, 06:20

Re: Apresentação e problema motor [ajuda!]

Post by Petroleiro »

Obrigado Vasco Dias pela resposta!

E em relação a comprar novo piston vale mais a pena comprar na marca ou procurar em sites online tipo ebay? Vi no ebay um pack que trazia piston e segmentos por menos de 50€ com portes incluídos.

https://www.ebay.com/itm/Honda-CBF125-p ... :rk:4:pf:0

Abraço e obrigado!
Vasco Dias
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 05 Dec 2016, 10:03

Re: Apresentação e problema motor [ajuda!]

Post by Vasco Dias »

Original não é caro.

se mandares vir de inglaterra o material é bom. Chineses ou brazileiros os segmentos são fraquinhos.
Post Reply