2015 - Honda CB 125F

Temas gerais sobre a CB 125F que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
striker
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 24 Mar 2015, 09:19

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by striker »

João Santos wrote:Striker ao aplicares todos esses termos técnicos não precisarás de esclarecimentos, porque com certeza sabes mais que todos nós.

Coloquei estes vídeos para demonstrar que não faz sentido falar de medidas de pneus.

João
Eu fiz uma simples pergunta. Se soubesse não perguntava. Os termos são os que sei e quase todos sabemos. Deste assunto percebo zero, daí ter colocado a questão.

Nem percebo porque vieste com 3 pedras na mão. :shock:

Pelos vistos perguntar ofende. :o
User avatar
HenriqueGuerreiro1
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 08 Nov 2014, 22:44
Contact:

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by HenriqueGuerreiro1 »

Os pneus da cbf ,e por norma de todas as 125 , são pneus finos para uma melhor eficiência da mota pois são motas de pouca potencia e os pneus finos para alem de serem mais leves têm menos área de contacto com o solo , logo há menos atrito com o solo e com isto há menos perca de potencia . Mas pneus grossos são sempre mais seguros que uns finos pois tem mais area de contacto com o solo , o que da uma melhor aderência nas curvas. O problema da cbf é que não há nenhuma marca de pneus boa que faça pneus para as nossas medidas .
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by AlonsoF1 »

Primeiro, aqui ninguém está para "apimentar" nada. Estamos a falar e cada um tem a sua opinião e tem de ser respeitada.
Segundo, não podes comparar pneus de mota de competição com pneus utilitários.
Terceiro, quanto mais largo o pneu, mais atrito tens.
Daí não ser da vossa opinião.
E senti muita diferença quando mudei para a minha mota actual.

Tenho Michelin Pilot Road 3.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by fhanity »

AlonsoF1 wrote:Primeiro, aqui ninguém está para "apimentar" nada. Estamos a falar e cada um tem a sua opinião e tem de ser respeitada.
Segundo, não podes comparar pneus de mota de competição com pneus utilitários.
Terceiro, quanto mais largo o pneu, mais atrito tens.
Daí não ser da vossa opinião.
E senti muita diferença quando mudei para a minha mota actual.

Tenho Michelin Pilot Road 3.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu tenho os BT21 e digo-te, a chuva não são muito diferentes da CBF, n é por serem mais largos que me safam, é mesmo da qualidade do pneu. os PR3 são bons, aliás, excelentes em piso molhado, tem classificação A em piso molhado (inclusive há reviews de pessoal a curvar de joelho no chão com esses pneus). Claro que a tua melhoria foi significativa, mas não foi certamente pelo tamanho do pneu.

A discussão da CBF, e da insegurança dos pneus refere-se a chuva, e, quanto maior a superfície de contacto pior é. exemplo: tirar pressão aos pneus para agarrar mais.
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by João Santos »

(Terceiro, quanto mais largo o pneu, mais atrito tens.)

Acabei de provar com os vídeos que não é pelo serem largos que têm (mais atrito).

Estas motinhas com pneus bem finos, então não é que se agarram como caraças?

Quando apanhar os Engenheiros da Honda que meteram aqueles pneus (finos) na CBF, ai vou dar cabo deles. :banghead :banghead :rolling :rolling

Faltam muitos klms de estrada como os que já cá cantam graças a Deus (42 anos de estrada) a muita gente que anda por aqui.

João
User avatar
lieon
50cc
50cc
Posts: 77
Joined: 17 Dec 2013, 18:35
Location: Lisboa / Braga

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by lieon »

Física barata: O atrito depende da força normal e do coeficiente de atrito, a área não é para aqui chamada.
Mais Física barata: Atrito estático, pois embora a mota esteja a andar o que "manda" é a área, grande ou pequena, que toca o solo a cada instante.

Facto: Já fui ao chão mais de uma vez mesmo com os ContiGo e simplesmente não me sinto seguro nestas motas da Honda. Nem quero imaginar o que é ter pneus TVS...

Conclusão: Algo está mal, mas a explicação é complicada e não vale a pena filosofarmos muito aqui. Esta mota, embora muito diferente, vai continuar a ter quase todos os problemas da nossa CBF 125.
Hasta la pasta!
Image
striker
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 24 Mar 2015, 09:19

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by striker »

lieon wrote:Física barata: O atrito depende da força normal e do coeficiente de atrito, a área não é para aqui chamada.
Mais Física barata: Atrito estático, pois embora a mota esteja a andar o que "manda" é a área, grande ou pequena, que toca o solo a cada instante.

Facto: Já fui ao chão mais de uma vez mesmo com os ContiGo e simplesmente não me sinto seguro nestas motas da Honda. Nem quero imaginar o que é ter pneus TVS...

Conclusão: Algo está mal, mas a explicação é complicada e não vale a pena filosofarmos muito aqui. Esta mota, embora muito diferente, vai continuar a ter quase todos os problemas da nossa CBF 125.
Mas em caso de derrapagem já está envolvido o atrito dinâmico, logo quanto maior área melhor, assumindo que a pressão é a mesma relativamente a um pneu mais fino.

Por não ser um assunto muito linear é que a opinião de quem tem experiência é importante.

Também já sei de quem trocou pelos Metzeler e diz maravilhas daquilo.
User avatar
HenriqueGuerreiro1
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 08 Nov 2014, 22:44
Contact:

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by HenriqueGuerreiro1 »

Apenas quis dizer que não podem estar à espera que a honda comece a equipar futuras 125 com pneus 120 ou 130 pois a mota iria perder a eficiencia , os consumos iriam subir e a velocidade de ponta diminuir . A solução não passa por aumentar as medidas dos pneus mas sim equipar as motas com pneus bons...
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by mneves »

Oh pessoal,já viram o que a mota pesa?? Comparem com a PCX e vejam como é com os de origem,é igual .mais dou um exemplo,
A minha ex xcity tinha uns bons pirelli sport demon nas medidas 130 a frt e 140 a trás se não me engano e sabem como era na chuva??? Ah pesa 168 kg.
Era um brinquedo nunca meteu medo,nunca apanhei sustos,nada mesmo nada ,melhor seria impossível.
Para mim o problema da CBF é o seu baixo peso e a fraca qualidade dos pneus,continental nem dados nem para carro ,não sou só eu a dizer, as atenção.

Marco Neves
Marco Neves
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: 2015 - Honda CB 125F

Post by mneves »

Mas tb refiro,tenho andado a chuva na AE e nas localidades com mais cuidado e ate agora nada de anormal,na revisão puseram 2.2 de ar atrás e 2 a frt que retirei logo. Tenho 2 atrás e 1,8 na frt ,duros já eles são que chegue.

Marco Neves
Marco Neves
Post Reply