Troca do Pinhão de Ataque

Modificações na CB 125F, pessoais ou não.
Post Reply
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Troca do Pinhão de Ataque

Post by tiagofo20 »

Boa tarde pessoal, esta semana vou levar a minha cb125 f à manutenção dos 8mil km e vou pedir que me troquem o pinhão de ataque por um de +2 dentes (se couber). Por telefone disseram-me que isso não comprometia a garantia (e acho bem, pois o objetivo é justamente preservar o motor).

Entretanto, fui para a estrada fazer uma espécie de mapeamento da 5ª mudança para mais tarde poder comparar.

Os dados foram retirados a olho e a velocidade além de ser a olho foi retirada do velocímetro da mota. Vale o que vale.

RPM (x1000) - km/h
5 - 60
6 - 72
7 - 82
8 - 95
9 - 108

Km/h - RPM (x1000)
50 - 4,2
60 - 5
70 - 5,8
80 - 6,7
90 - 7,5
100 - 8,5

Além fez a troca neste modelo? Gostava que a rotação baixasse em 1000rpm, mas se calhar é see demasiado otimista [emoji1787]

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Troca do Pinhão de Ataque

Post by fastnet »

As alterações dependem da tua vontade e capacidade de as realizares.

Só posso dar o exemplo da cbf. +1 dente no pinhão reduz cerca de 400rpm à mesma velocidade, comparando com o de origem. Creio que não dava para colocar +2 dentes...
A partir daí podes mexer na roda traseira e trocar a cremalheira.
Depois é veres se as alterações fazem sentido para o uso que dás â mota. A cb125f não tem muita potência e se desmultiiplicas demais a relação pode obrigar a usar mais a caixa. Questão de opções...
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Troca do Pinhão de Ataque

Post by tiagofo20 »

Fastnet, já li relatos neste forum de pinhão de 17 dentes (+2 do que de origem) na CBF125, foi daí que tirei a ideia de testar na minha.

Primeiras impressões: não gostei. Na teoria cumpre aquilo que esperava, mas na prática perde toda a sua essência, parece que ando com pendura. Requer habituação e de início acho menos seguro, pois em 5ª, largando o acelerador nas descidas ela acaba por cortar menos a velocidade como é lógico e além disso já sabia a quanto ia pelo barulho do motor, agora perco-me um bocado :lol:

Vou dar uns dias para ver se me habituo. Para o meu dia a dia, o pinhão de origem estava porreiro, já que na maior parte do tempo ando entre os 50/70.

De qualquer forma os resultados obtidos foram estes:

RPM (x1000) - km/h
5 - 70
6 - 82
7 - 95
8 - 106

Km/h - RPM (x1000)
70 - 5
80 - 5,8
90 - 6,6
100 - 7,2

Estou a pensar mudar para pinhão de 16 a ver se não fico nem muito à terra nem muito ao mar.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Troca do Pinhão de Ataque

Post by fastnet »

Só posso comentar o meu caso, pinhão de 17 dentes na cbf125 foi um bom compromisso para a minha utilizaćão e forma de condução..
A cb125f tem menos 0,5cv e roda maior de 18".
Cada um pode alterar a seu gosto e consoante programa.
O pinhão é coisa bem barata por isso podes experimentar várias opções.

Estou a editar o post para confirmar o tamanho do pinhão.
Na cbf o pinhão de origem é de 16 dentes. Quem quiser melhor resposta e mais nervosa pode trocar para 15, quem quiser mais tranquila pode trocar para 17.
Pinhão com mais 2 dentes que o original, 18 dentes nunca testei e não sei se cabe.
Quanto à questão das rotações estou a citar de cor e não vou confirmar, mas creio que eram cerca de 400rpm menos com pinhão de 17".
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Re: Troca do Pinhão de Ataque

Post by Quico »

Deixo aqui um calculador óptimo para estas coisas.

https://www.gearingcommander.com/

Também ando com vontade de passar para 16 dentes, mas ainda com muitas dúvidas não sou de grandes velocidades mas gostava de ir a 100km/h sossegado sem o peso na consciência de levar o motor em esforço.
Ainda ontem subi a Monsanto pela A5 (vindo das Amoreiras) sem ninguém me fazer desacelerar e reparei que cheguei lá a cima a 75km/h em 5ª o que considero muito bom para uma 125 com 10cv. Pensar em baixar disto deixa-me apreensivo.
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Troca do Pinhão de Ataque

Post by tiagofo20 »

Eu devo deixar o pinhão de 17 durante um mês, só para ficar com uma ideia das médias que consigo, mas depois disso devo trocar. Parece que ando sempre com pendura em cima e não adianta ter pinhão grande se em plano a mota demora a chegar aos 80km/h e a partir daí mais demora.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Re: Troca do Pinhão de Ataque

Post by Quico »

eu acho que no meio é que está a virtude.
nem 15 nem 17, experimenta 16
Post Reply