Carregador de Bateria e Tomada USB

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CB 125F.
Post Reply
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Carregador de Bateria e Tomada USB

Post by Quico »

Olá a todos!

Partilho convosco uma "criação" minha que me parece que vá dar jeito.

A CB125F não traz de série uma porta usb para poder carregar o telemóvel/gps, comecei a ponderar a colocação de uma, mas achei que no guiador seria inestético, e fazer furos ou alterações nos plásticos de origem também estava fora de questão.
Optei então por fazê-lo de modo a que ficasse arrumada debaixo do banco possibilitando pôr o telemóvel a carregar no pequeno espaço para as ferramentas (passando as ferramentas para a top case) ou até na topcase.

Entretanto após a compra de um carregador de bateria "esperto" percebi que caso necessitasse de pôr a bateria à carga, a CB125F obriga à desmontagem da carenagem esquerda de modo a aceder a esta.

Comecei a estudar a ideia de algo que me permitisse conjugar estas duas situações com o menor trabalho possível e eis que surgiu isto que vos vou mostrar. Deste modo seja para dar uma carga à bateria seja para carregar o telemóvel/gps numa viagem, apenas preciso de levantar o banco.

Material e custos:
Carregador Medion MD18559 - ALDI 14€
4 Fichas estanque de 2 pinos (2M+2F) - +/-3€ no ebay
1 Tomada USB estanque com botão para desligar - +/-2€ no ebay
Porta fusíveis estanque - +/-2€ no ebay
Pontas de fio, terminais e manga tinha por aqui sobras de outros projetos. Custam centimos.

Esta parte está permanentemente ligada à bateria, ficando a ficha debaixo do banco:
Image

Adaptação da ficha no carregador:
Image

Adaptação da ficha para ligação das pinças para carregar bateria auto convencional.
Image

Tomada USB com fusível de 2A em linha.
Image

Espero que seja útil para alguém.
Xau, fui...
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Carregador de Bateria e Tomada USB

Post by mix »

Muito bom obrigado :D
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Carregador de Bateria e Tomada USB

Post by durao »

Bem giro. Esse carregador permite carregar a bateria sem a desligar da mota?
Pensei que só a maioria dos Optimates fazia isso.
Post Reply