[DB] Gastos reais do dia a dia

Apresenta a tua CB 125F à comunidade e mostra as tuas modificações e viagens.
Post Reply
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

[DB] Gastos reais do dia a dia

Post by tiagofo20 »

Bem, sou dono de uma CB125F à sensivelmente 1 ano e fiz hoje a revisão dos 12 mil. É fácil fazer a média de Km mensais.

Venho apresentar os gastos que tenho tido até ao momento. Espero poder ajudar a tirar dúvidas a quem anda a ponderar comprar a sua 1ª mota.

Aspetos a considerar:

- estou a pagar a mota às prestações, em 33 meses, sem qualquer entrada inicial. Essa é a fatia maior das minhas despesas;

- paguei recentemente o seguro anual, por isso o valor do seguro vai parecer mais do aquele que já usei;

- o meu seguro tem um preço especial por ser sócio do ACP. O valor é baixo, mas além do seguro pago 8€/mês de quota. Nas minhas contas, atribuo 4€ à mota e 4€ ao carro, se bem que dos 8€/mês que pago, 3€ recupero na fatura da luz. Por isso, contas feitas, o meu seguro anual deve andar perto dos 160€, mas no próximo ano deverá baixar;

- equipamento: inicialmente não acreditaria, mas é fácil gastar centenas de euros em equipamento. 130€ num capacete, 90€ num casaco 4 estações, 50€ numas botas, ~50€ em 3 pares de luvas (nenhum dos pares é de alta qualidade), roupa impermeável...


Contas feitas, não tenho até hoje qualquer arrependimento com a escolha que fiz há 1 ano.ImageImageImage

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: [DB] Gastos reais do dia a dia

Post by mix »

:drinkingcheers Obrigado pela partilha tão detalhada da tua experiência!

[[]]
Image
User avatar
Hugo
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 01 Oct 2018, 02:53

Re: [DB] Gastos reais do dia a dia

Post by Hugo »

Boas, desde já obrigado pela partilha.
Quais foram as manutenções até ao momento?
Boas curvas :biker
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: [DB] Gastos reais do dia a dia

Post by tiagofo20 »

Como podem ver há ali uns pequenos extras, desde uma manete que a mota teve de levar por ter empenado a de origem, gastos com lubrificantes também fui incluindo nesta categoria, tal como uma lâmpada que meti à frente porque a de origem é muito fraquinha.

Na revisão dos 4mil também levou uma corrente mais forte, de o rings, porque o mecânico disse que a de origem é fraca e sujeita a partir. A verdade é que desde que mudei de corrente, esta aguenta muito mais sem ter de a esticar novamente.

Outro extra que lhe dei foi uma mudança de oleo entre a revisão dos 1000 e dos 4000, porque fiz uma viagem do norte ao sul do país em 3 dias e preferi meter-lhe um óleo novo para aguentar a coça que viria a levar.ImageImageImageImage

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
User avatar
Hugo
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 01 Oct 2018, 02:53

Re: [DB] Gastos reais do dia a dia

Post by Hugo »

Excelente resposta, muito obrigado!
Em relação ao pinhão de 16 dentes qual é a opinião?
já nao me recordo quantos dentes tem de origem.
sinto que as nossas motinhas tem muita necessidade de uma 6º mudança visto o motor ter força e rotação para isso (a meu ver).
trocar o pinhão seria no sentido de diminuir a rotação em andamentos mais rápidos mas tenho receio visto que a motinha foi fabricada desta forma é porque os homens que estudaram viram que era o melhor :lol
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: [DB] Gastos reais do dia a dia

Post by tiagofo20 »

De origem vem um pinhão de 15.

Salvo o erro andei com o de 15 até aos 8 mil km, depois na revisão pedi para trocarem por um de 17 e assim andei até aos 10700km ter descido para um de 16 dentes.

Eu tinha o mesmo receio que tu, "se vem assim de fabrica eles lá sabem", mas depois pensei "é certo que eles lá sabem, mas posso adaptar isto às minhas necessidades".

O pinhão de 15 dá bastante força à mota, mas se achares que podes abdicar um pouco dessa força para poupar nas rotações do motor...

Desci de 17 para 16 só por causa do pendura. Posso dizer que já pus a mota bem à prova ao explorar a zona do gerês, subidas que chegavam a inclinação 10%... Foi aí que decidi recuperar um pouco de força.

Em relação a consumos ou velocidade de ponta não é por aí que vale a pena a troca de pinhão, os ganhos são mínimos e talvez por isso tenha vindo de fabrica o de 15.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
User avatar
Hugo
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 01 Oct 2018, 02:53

Re: [DB] Gastos reais do dia a dia

Post by Hugo »

Obrigado pela partilha da experiência.
Posto isto certamente vou experimentar o pinhão de 16 e só nao coloco de 17 porque ando muitas vezes com pendura.
Post Reply