Ainda não tinha pensado nisso e tão cedo não vou pensar.
Tenho ali quase 150€ no material para os kits e não tenho conseguido arranjar tempo para acabar aquilo
Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalhar
-
- Moderador
- Posts: 2145
- Joined: 17 Apr 2012, 12:53
- Location: Odivelas
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
CBR 250R - Odivelas
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
hoje fiquei por conta de montar meu circuito Dc pelo tutorial do jjmaia com dois relay's.
não consegui porque tenho o soquete com cores diferentes do jjmaia e acredito que a propria disposição dos pinos também, como segue em cores e numeração:
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/relay-jpg
sendo que os fios dos pinos 85 e 86 são de menos espessura que os demais.
não consegui porque tenho o soquete com cores diferentes do jjmaia e acredito que a propria disposição dos pinos também, como segue em cores e numeração:
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/relay-jpg
sendo que os fios dos pinos 85 e 86 são de menos espessura que os demais.
- jorgeoliveira
- CBF 125
- Posts: 855
- Joined: 20 Nov 2012, 19:43
- Location: Tocha
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
faz como eu fiz. guia-te pelo números dos pinos e esquece as coresrruella wrote:hoje fiquei por conta de montar meu circuito Dc pelo tutorial do jjmaia com dois relay's.
não consegui porque tenho o soquete com cores diferentes do jjmaia e acredito que a propria disposição dos pinos também, como segue em cores e numeração:
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/relay-jpg
sendo que os fios dos pinos 85 e 86 são de menos espessura que os demais.
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
vou tentar assim jorge mas o que me deixa intrigado mesmo é o fato do 85 e 86, justamente estes dois que vão a massa e ao positivo serem de bitola mais fina.
há dois pontos no tutorial do jjmaia a considerar:
1- Os pinos dos relés estão numerados, todos têm o pino 85 e o pino 86 que são os pinos da
bobina, logo um liga à massa da mota, e o outro liga ao fio que vai activar o relé.
2- Vamos ligar os pinos 85 e 86, a ordem tanto faz, mas caso o socket do relay tenha um
diodo a ordem já não é uma qualquer. Normalmente é o pino 85 ao positivo e o 86 à massa.
no meu caso o soquete não possui um díodo assim vou ligar o 85 a massa ou pólo negativo, e o 86 ao fio que vem do pedal do travão, é isso?
há dois pontos no tutorial do jjmaia a considerar:
1- Os pinos dos relés estão numerados, todos têm o pino 85 e o pino 86 que são os pinos da
bobina, logo um liga à massa da mota, e o outro liga ao fio que vai activar o relé.
2- Vamos ligar os pinos 85 e 86, a ordem tanto faz, mas caso o socket do relay tenha um
diodo a ordem já não é uma qualquer. Normalmente é o pino 85 ao positivo e o 86 à massa.
no meu caso o soquete não possui um díodo assim vou ligar o 85 a massa ou pólo negativo, e o 86 ao fio que vem do pedal do travão, é isso?
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
Se não têm diodo qualquer ordem serve. Se tiveres dúvidas e queres confirmar liga os pinos a bateria e vê se ouves o click do relé. Desde que a bobine tenha energia faz o click
Sent from my ZTE V970 using Tapatalk 4 Beta
Sent from my ZTE V970 using Tapatalk 4 Beta
- jorgeoliveira
- CBF 125
- Posts: 855
- Joined: 20 Nov 2012, 19:43
- Location: Tocha
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
eu fiz assim
1º relé:
30-> + da bateria
85-> fio travão
86-> massa
87-> pino 30 2º relé
2º relé
30-> liga ao pino 87 1º relé
85-> motor de arranque
86-> massa
87-> nao liga a nada
87a-> fio amarelo
1º relé:
30-> + da bateria
85-> fio travão
86-> massa
87-> pino 30 2º relé
2º relé
30-> liga ao pino 87 1º relé
85-> motor de arranque
86-> massa
87-> nao liga a nada
87a-> fio amarelo
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
Uma pequena duvida, com este setup as luzes só funcionam com o motor a trabalhar ou basta ter a ignição ligada ?
A minha duvida prende-se de, por exemplo, se tivermos uma queda e o motor for abaixo as luzes desligam-se ... imaginem uma queda num sitio escuro ou á noite, ninguém vê e ficam vocês e a mota sem qualquer tipo de sinalização.
A minha duvida prende-se de, por exemplo, se tivermos uma queda e o motor for abaixo as luzes desligam-se ... imaginem uma queda num sitio escuro ou á noite, ninguém vê e ficam vocês e a mota sem qualquer tipo de sinalização.
-
- Moderador
- Posts: 2145
- Joined: 17 Apr 2012, 12:53
- Location: Odivelas
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
As luzes só funcionam com o motor a trabalhar, tal como acontece com as ligações originais.
Só a luz de presença e os piscas é que funcionam apenas com a ignição.
Só a luz de presença e os piscas é que funcionam apenas com a ignição.
CBR 250R - Odivelas
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Re: Circuito DC com funcionamento apenas com motor a trabalh
Errado, o médio também acende (pelo menos na minha de 2010 antes de aplicar o esquema do jjmaia acendia).
O pessoal aqui do fórum com a parte eléctrica de origem que confirme.
Mesmo que o motor vá a baixo as luzes ficam ligadas por motivos de segurança. Relembro que a mota já não tem botão para ligar e desligar os mínimos e médio.
Dai a questão no meu post anterior.
O pessoal aqui do fórum com a parte eléctrica de origem que confirme.
Mesmo que o motor vá a baixo as luzes ficam ligadas por motivos de segurança. Relembro que a mota já não tem botão para ligar e desligar os mínimos e médio.
Dai a questão no meu post anterior.