Restaurar Bateria

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
Post Reply
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Restaurar Bateria

Post by mariocbf »

Aconteceu comigo, .... um belo dia cheguei à minha moto4 que tem uma bateria (Dynavolt DTX19-BS Manteinance free Dry Charge) de origem com 6 anos, e ...... nada, esteve parada 15 dias, já tinha estado antes mais tempo e nada aconteceu, mas desta vez nem a luz do painel de instrumentos acendia, e o motor de arranque nada, resolvi tirar a bateria e por a carregar com um carregador especifico, pus em modo de manutenção primeiro, em que o aparelho não carrega a bateria, simplesmente manda pequenas descargas à bateria para eliminar os cristais que se formam entre as placas com o uso das baterias e que depois as fazem entrar em curto circuito, 24 horas assim e depois pus a carregar mais 12 horas..... conclusão..... ficou igual, não aguentou a carga, levei a uma loja de baterias de um amigo meu para testar e disse-me logo que estava em curto circuito, nada a fazer..... uma nova. Primeiro admiti até substituir a minha bateria por uma de automóvel de 35ah mais capacidade e maior poder de arranque, mas teria de recolocá-la noutro sitio (mala atrás + toda a cabeação para o + e -) pois a de automóvel tem o dobro do tamanho, ou então comprar uma igual que custa cerca de 80 euros. Mas depois de pesquisar na internet acerca das baterias, comecei a conhecer os meandros das baterias, e fiquei a saber que ao contrário do que pensamos, as baterias (Manteinance free Dry Charge - sem manutenção e secas) afinal não são secas e a manutenção é possível, e então comecei por abrir a bateria no sitio aonde existe uma capa de plástico rectangular que está lacrado e selado de fábrica, ao retirar a capa aparecem 6 capinhas de plastico que desapertam e outras 6 mais pequenas que têm uma burrachinha e servem para a bateria libertar os gases que se formam da reacção quimica dentro, nas baterias comuns isso tudo está à vista nestas não está. Primeiro passo, retirar o liquido (acido e agua) todo da bateria, depois meter 1 colher de sobremesa de sal Epson (sal de banho ou seja Sulfato de magnésio) em cada buraquinho da bateria e encher com água destilada até ao cimo, deixar assim cerca de 2 dias, o sal epson vai remover os cristias que se formaram com o uso e o tempo entre as placas de chumbo, e vai "limpar" a bateria. 2 dias depois retirar a agua e o sal epson da bateria e deixar secar uma hora ou 2 com a bateria virada de pernas para o ar. Depois, basta comprar acido sulfúrico para baterias, já vem com a dose certa (eu compro na http://www.ccampea.com/) e encher a bateria até cobrir as placas de chumbo, mas sem encher. Pôr a carregar 24 horas com um bom carregador e deixar os respiros da bateria livres. Depois deixar a bateria 1 semana a repousar sem estar ligada a nada, voltar a carregar no carragador por 12 horas e já está..... uma nova bateria, por 2 euros (acido sulfurico) o sal epson ou sal de banho já tinha em casa..... Não só põe a mota a trabalhar como era até ali, como também puxa o guincho eléctrico de 1130kg na boa e sem problemas.
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Restaurar Bateria

Post by mariocbf »

P.S. - O acido sulfúrico para ser neutralizado tem que se lhe adicionar por cada litro de ácido 10 litros de água, e misturar com cuidado, no fim da mistura podem deitar fora sem problemas.
O sulfato de magnésio com água destilada, podem deitar fora sem problemas.
Lostctrl
125cc
125cc
Posts: 304
Joined: 26 May 2011, 22:06
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Restaurar Bateria

Post by Lostctrl »

Bem, este deve ser dos posts mais úteis que li nos últimos tempos, se o que descreveste se aplicar à grande maioria de baterias "maintenance free" vai ser um mimo, visto o preço a que as baterias estão. Mal tenha oportunidade vou testar!

Obrigado pela dica Mário.
Honda CBF 125 Image
Post Reply