Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by mix »

Boas,

No fim de semana passado fui dar um passeio e levei pendura + carga e resolvi afinar o amortecedor traseiro para uma posição onde a pré-carga fosse maior. No manual do utilizador pag 16 poderão ver as 3 posições possíveis.

Image

Com a chave "esquisita" que vem com a mota basta colocar num dos sulcos por baixo da suspensão e com alguma pressão fazer rodar o casquilho para a posição desejada. É muito fácil e não demora tempo quase nenhum.

Image

Não se esqueçam de fazer nos dois amortecedores! :D

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Eu meti no modo mais "suave", e mesmo com a minha irmã em cima, notei que ficou melhor :)
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by mix »

Eu tenho andado no intermédio e só mudei naquela viagem para o mais "rijo" tenho de experimentar o mais "suave"

[[]]
Image
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by jjmaia »

Nunca mexi nisso, havia de experimentar.
Image
Image
joao.gomes
50cc
50cc
Posts: 81
Joined: 12 Jun 2011, 23:45
Location: Guia

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by joao.gomes »

Também nunca mexi nisso, mas vou por em rija... posição 3, certo?? é melhor para condução desportiva, é que eu acelero muito...
CBF; C de Confortável; B de Bestial ; F e Fantástica --> esta é a explicação das iniciais do modelo da nossa mota!! :D
tiagoduro
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 28 Feb 2012, 21:39

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by tiagoduro »

A altura da mota baixa ao mexer nisso??
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by mix »

Boa pergunta. Teoricamente não sei se baixa ou não, mas se modificar a altura são milímetros ou menos que isso. Na pratica não se nota rigorosamente nada. Notas apenas que a suspensão fica mais dura/suave ao passar nos buracos.

[[]]
Image
tiagoduro
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 28 Feb 2012, 21:39

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by tiagoduro »

Hummm, pois .. a pergunta é só porque a minha mulher acha a mota muito alta, e podia ser uma solução fácil, porque pelo que andei a pesquisar não dá para rebaixa-la nem que seja 1 ou 2 cm?
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by mix »

A solução que vejo mais eficaz seria provavelmente trocar por uma suspensão mais curta. A mais barata seria tirar ar dos pneus LOL (se bem que poderia vir a ser a mais cara a longo prazo pois o consumo iria aumentar). Ou podes ainda trocar por um pneu com um perfil mais baixo.
Atenção que pelo menos a alteração da medida do pneu não é legal e a da suspensão também não deve ser. Imagino que deva ser possível legalizar, mas não vale a pena o tempo nem $ gasto, pois nunca vi ninguém (policia) a "chatear" por ter alterado a medida dos pneus a uma mota. A suspensão nem sabem se é de origem ou não pois não vem no livrete.
A minha também não acha piada ter de subir para a mota, mas com o tempo habituam-se :P

[[]]
Image
User avatar
JoãoPaulo
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 17 Nov 2012, 00:27
Location: Coimbra

Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125

Post by JoãoPaulo »

Daniel Maia wrote:Eu meti no modo mais "suave", e mesmo com a minha irmã em cima, notei que ficou melhor :)
Com mais peso não se devia "endurecer" a suspensão?
Post Reply