Boas,
No fim de semana passado fui dar um passeio e levei pendura + carga e resolvi afinar o amortecedor traseiro para uma posição onde a pré-carga fosse maior. No manual do utilizador pag 16 poderão ver as 3 posições possíveis.
Com a chave "esquisita" que vem com a mota basta colocar num dos sulcos por baixo da suspensão e com alguma pressão fazer rodar o casquilho para a posição desejada. É muito fácil e não demora tempo quase nenhum.
Não se esqueçam de fazer nos dois amortecedores!
[[]]
Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
-
- Moderador
- Posts: 296
- Joined: 03 May 2011, 01:11
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
Eu meti no modo mais "suave", e mesmo com a minha irmã em cima, notei que ficou melhor
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
Eu tenho andado no intermédio e só mudei naquela viagem para o mais "rijo" tenho de experimentar o mais "suave"
[[]]
[[]]
-
- 50cc
- Posts: 81
- Joined: 12 Jun 2011, 23:45
- Location: Guia
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
Também nunca mexi nisso, mas vou por em rija... posição 3, certo?? é melhor para condução desportiva, é que eu acelero muito...
CBF; C de Confortável; B de Bestial ; F e Fantástica --> esta é a explicação das iniciais do modelo da nossa mota!!
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
A altura da mota baixa ao mexer nisso??
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
Boa pergunta. Teoricamente não sei se baixa ou não, mas se modificar a altura são milímetros ou menos que isso. Na pratica não se nota rigorosamente nada. Notas apenas que a suspensão fica mais dura/suave ao passar nos buracos.
[[]]
[[]]
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
Hummm, pois .. a pergunta é só porque a minha mulher acha a mota muito alta, e podia ser uma solução fácil, porque pelo que andei a pesquisar não dá para rebaixa-la nem que seja 1 ou 2 cm?
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
A solução que vejo mais eficaz seria provavelmente trocar por uma suspensão mais curta. A mais barata seria tirar ar dos pneus LOL (se bem que poderia vir a ser a mais cara a longo prazo pois o consumo iria aumentar). Ou podes ainda trocar por um pneu com um perfil mais baixo.
Atenção que pelo menos a alteração da medida do pneu não é legal e a da suspensão também não deve ser. Imagino que deva ser possível legalizar, mas não vale a pena o tempo nem $ gasto, pois nunca vi ninguém (policia) a "chatear" por ter alterado a medida dos pneus a uma mota. A suspensão nem sabem se é de origem ou não pois não vem no livrete.
A minha também não acha piada ter de subir para a mota, mas com o tempo habituam-se
[[]]
Atenção que pelo menos a alteração da medida do pneu não é legal e a da suspensão também não deve ser. Imagino que deva ser possível legalizar, mas não vale a pena o tempo nem $ gasto, pois nunca vi ninguém (policia) a "chatear" por ter alterado a medida dos pneus a uma mota. A suspensão nem sabem se é de origem ou não pois não vem no livrete.
A minha também não acha piada ter de subir para a mota, mas com o tempo habituam-se
[[]]
Re: Afinar amortecedor traseiro da CBF 125
Com mais peso não se devia "endurecer" a suspensão?Daniel Maia wrote:Eu meti no modo mais "suave", e mesmo com a minha irmã em cima, notei que ficou melhor