Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
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mix
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Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Olá

Para quem pretender trocar o pinhão de ataque fica aqui a maneira de como o fiz.
Se algum entendido reparar nalguma coisa mal que se manifeste sff.

1- Tirar a carnagem lateral esquerda para facilitar o trabalho. (2 parafusos)

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2-Tirar a protecção do pinhão de ataque, cuidado que são 2 peças. (2 parafusos)

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O estado antes e depois da limpeza da protecção.

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3-Tirar os dois parafusos e rodar a peça que segura o pinhão de forma a que possa sair.
Na imagem já está rodada e pronta a sair (roda-se com a mão sem problema)

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4- Dar alguma folga à corrente e tirar o pinhão para fora.
Comparação entre o pinhão de origem com 16 dentes e o novo com 17 dentes.

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Antes e depois de uma rápida limpeza da zona do pinhão.

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5-Colocar o novo pinhão, a peça que segura o pinhão, etc. Basicamente fazer o inverso da desmontagem. (cuidado ao apertar os parafusos da peça que segura o pinhão para não partir)

Atenção que ao trocar o pinhão por um de tamanho diferente do original vai obrigar a reajustar a folga da corrente. No manual de utilizador da CBF está a forma de ajustar a folga da corrente, na pag 76.

No meu caso, em que troquei por um de mais um dente, antes de conseguir colocar o novo pinhão no sitio tive que dar folga no ajuste da corrente para ter espaço para ele entrar, depois foi só diminuir a folga até encontrar a posição correcta.

6-Com uma nova peça no sistema de transmissão é boa ideia lubrificar a corrente.

PS:A mota está com 5500Km.

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Daniel Maia
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Re: Alteração do Pinhão de ataque

Post by Daniel Maia »

Fiz o mesmo e recomendo, principalmente para quem andar mais em vias rápidas e AE.

A diferença são 200RPM (a menos)

Força!
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mix
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Voltei a colocar o pinhão de origem, de 16 dentes, mas apenas porque vai à revisão. Não quero dizer com isto que se perde a garantia ou o que for, mas apenas para ter a certeza que não existe nenhuma forma de me chatearem se algum dia vier a precisar de algo.
Em termos de condução, nota-se imenso a força em baixas e para uma condução mais "desportiva" tem muito mais piada, mas para uma condução de "trabalho" que terror, a partir dos 60km/h já vai a pedir uma 6! Outra diferença é na suavidade, como com o pinhão de origem as mudanças ficam mais "curtas" (nota-se mais na 1º mudança) a mudança de caixa sente-se muito mais, e dai ser mais divertido para uma condução "desportiva".
Para mim mal a mota venha da revisão volta logo o pinhão de 17 dentes ao trabalho!

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Lostctrl
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Lostctrl »

Isso é algo que vou querer fazer, apesar de gostar de andar a trocar de mudança com frequência, a 5ª é claramente deficiente para a mota, a 60km/h já vai ali nas 5.000 rotações. Só vou confirmar isso da garantia, pq não me apetece estar mudar o pinhão sempre que for à revisão, mas se tiver de ser.. que remédio :roll:
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Não dá muito trabalho, e depois com a prática é rápido!
Fazes bem em perguntares. Com um pouco de sorte ainda te dizem que perdes a garantia se não forem eles a mudar o pinhão!
Eu ainda cheguei a pedir preços na honda, mas já não me lembro....

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Daniel Maia
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

mix, lá no barbaças há cremalheiras para as nossas meninas?

Um dia tava a pensar meter uma ligeiramente mais pequena também, só para poder or a 60kmkm/h prai nas 3000RPM 8-)
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mix
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Lool opa n sei, mas por encomenda deve ter! Mas e que tal um pinhão com 18 dentes? Sempre é mais fácil de montar que uma cremalheira...

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Daniel Maia
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Não sei se cabe 18T à frente..

Mas a cremalheira, deve ser 1 horita de trabalho..sacar a roda fora, tirar a cremalheira e meter outra..o problema aqui nem é tirar..é não saber se a corrente chega! :(
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Para 18 dentes no pinhão chega na boa! e se mudares a cremalheira vais por uma mais pequena...

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Daniel Maia
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Ah, exactamente, pois, cremalheira mais pequena, sobre corrente.

Eu ando a pensar meter menos 2 dentes atrás, ou seja, passar de 42 para 40.

Pinhão de ataque 17T + cremalheira 40T ~= +6km/h ; -622RPM

Pelas minhas contas acho que é isso :)
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