Olá
Para quem pretender trocar o pinhão de ataque fica aqui a maneira de como o fiz.
Se algum entendido reparar nalguma coisa mal que se manifeste sff.
1- Tirar a carnagem lateral esquerda para facilitar o trabalho. (2 parafusos)
2-Tirar a protecção do pinhão de ataque, cuidado que são 2 peças. (2 parafusos)
O estado antes e depois da limpeza da protecção.
3-Tirar os dois parafusos e rodar a peça que segura o pinhão de forma a que possa sair.
Na imagem já está rodada e pronta a sair (roda-se com a mão sem problema)
4- Dar alguma folga à corrente e tirar o pinhão para fora.
Comparação entre o pinhão de origem com 16 dentes e o novo com 17 dentes.
Antes e depois de uma rápida limpeza da zona do pinhão.
5-Colocar o novo pinhão, a peça que segura o pinhão, etc. Basicamente fazer o inverso da desmontagem. (cuidado ao apertar os parafusos da peça que segura o pinhão para não partir)
Atenção que ao trocar o pinhão por um de tamanho diferente do original vai obrigar a reajustar a folga da corrente. No manual de utilizador da CBF está a forma de ajustar a folga da corrente, na pag 76.
No meu caso, em que troquei por um de mais um dente, antes de conseguir colocar o novo pinhão no sitio tive que dar folga no ajuste da corrente para ter espaço para ele entrar, depois foi só diminuir a folga até encontrar a posição correcta.
6-Com uma nova peça no sistema de transmissão é boa ideia lubrificar a corrente.
PS:A mota está com 5500Km.
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Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
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Re: Alteração do Pinhão de ataque
Fiz o mesmo e recomendo, principalmente para quem andar mais em vias rápidas e AE.
A diferença são 200RPM (a menos)
Força!
A diferença são 200RPM (a menos)
Força!
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Voltei a colocar o pinhão de origem, de 16 dentes, mas apenas porque vai à revisão. Não quero dizer com isto que se perde a garantia ou o que for, mas apenas para ter a certeza que não existe nenhuma forma de me chatearem se algum dia vier a precisar de algo.
Em termos de condução, nota-se imenso a força em baixas e para uma condução mais "desportiva" tem muito mais piada, mas para uma condução de "trabalho" que terror, a partir dos 60km/h já vai a pedir uma 6! Outra diferença é na suavidade, como com o pinhão de origem as mudanças ficam mais "curtas" (nota-se mais na 1º mudança) a mudança de caixa sente-se muito mais, e dai ser mais divertido para uma condução "desportiva".
Para mim mal a mota venha da revisão volta logo o pinhão de 17 dentes ao trabalho!
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Em termos de condução, nota-se imenso a força em baixas e para uma condução mais "desportiva" tem muito mais piada, mas para uma condução de "trabalho" que terror, a partir dos 60km/h já vai a pedir uma 6! Outra diferença é na suavidade, como com o pinhão de origem as mudanças ficam mais "curtas" (nota-se mais na 1º mudança) a mudança de caixa sente-se muito mais, e dai ser mais divertido para uma condução "desportiva".
Para mim mal a mota venha da revisão volta logo o pinhão de 17 dentes ao trabalho!
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Isso é algo que vou querer fazer, apesar de gostar de andar a trocar de mudança com frequência, a 5ª é claramente deficiente para a mota, a 60km/h já vai ali nas 5.000 rotações. Só vou confirmar isso da garantia, pq não me apetece estar mudar o pinhão sempre que for à revisão, mas se tiver de ser.. que remédio
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Não dá muito trabalho, e depois com a prática é rápido!
Fazes bem em perguntares. Com um pouco de sorte ainda te dizem que perdes a garantia se não forem eles a mudar o pinhão!
Eu ainda cheguei a pedir preços na honda, mas já não me lembro....
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Fazes bem em perguntares. Com um pouco de sorte ainda te dizem que perdes a garantia se não forem eles a mudar o pinhão!
Eu ainda cheguei a pedir preços na honda, mas já não me lembro....
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
mix, lá no barbaças há cremalheiras para as nossas meninas?
Um dia tava a pensar meter uma ligeiramente mais pequena também, só para poder or a 60kmkm/h prai nas 3000RPM
Um dia tava a pensar meter uma ligeiramente mais pequena também, só para poder or a 60kmkm/h prai nas 3000RPM
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Lool opa n sei, mas por encomenda deve ter! Mas e que tal um pinhão com 18 dentes? Sempre é mais fácil de montar que uma cremalheira...
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Não sei se cabe 18T à frente..
Mas a cremalheira, deve ser 1 horita de trabalho..sacar a roda fora, tirar a cremalheira e meter outra..o problema aqui nem é tirar..é não saber se a corrente chega!
Mas a cremalheira, deve ser 1 horita de trabalho..sacar a roda fora, tirar a cremalheira e meter outra..o problema aqui nem é tirar..é não saber se a corrente chega!
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Para 18 dentes no pinhão chega na boa! e se mudares a cremalheira vais por uma mais pequena...
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Ah, exactamente, pois, cremalheira mais pequena, sobre corrente.
Eu ando a pensar meter menos 2 dentes atrás, ou seja, passar de 42 para 40.
Pinhão de ataque 17T + cremalheira 40T ~= +6km/h ; -622RPM
Pelas minhas contas acho que é isso
Eu ando a pensar meter menos 2 dentes atrás, ou seja, passar de 42 para 40.
Pinhão de ataque 17T + cremalheira 40T ~= +6km/h ; -622RPM
Pelas minhas contas acho que é isso