bom tutorial , hoje estive a fazer isso na minha menina de enduro quando tirei aquela caixa do pinhao de ataque quase que tive um ataque cardiaco estava tudo cheio de terra oleo etc etc... com a ajuda da maquina de pressao e de uma escova ficou uma maravilha
A corrente fiz de uma forma parecida com w40 e um oleo para lubrificar, acho que a minha corrente esta demasiado solta mas nao sei como se a aperta a corrente decidi colocar oleo...
Claro isto foi para safar, ando a fazer tempo para ir trocar o pneu de traz (que ja dança ) e afinar o caburador que esta uma miséria
Muito bom tutorial ja tenho algumas coisas para corrigir para a proxima vez, tambem fiz isto para experimentar o processo para quando tiver a minha cbf nao fazer asneiras
Correcta manutenção da corrente de transmissão
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
cuidado, o WD40 pode danificar os O-rings da corrente...
Já agora, deixo a minha pergunta. Queria apertar a folga da corrente e para isso tenho (penso eu) que desapertar primeiro o parafuso do eixo traseiro. devo desapertar do lado da corrente ou do lado do escape? Eu iria faze-lo do lado do escape, mas as ferramentas que vieram com a mota não dão para esse parafuso e fiquei com receio de fazer asneira...
Já agora, deixo a minha pergunta. Queria apertar a folga da corrente e para isso tenho (penso eu) que desapertar primeiro o parafuso do eixo traseiro. devo desapertar do lado da corrente ou do lado do escape? Eu iria faze-lo do lado do escape, mas as ferramentas que vieram com a mota não dão para esse parafuso e fiquei com receio de fazer asneira...
-
- Moderador
- Posts: 2145
- Joined: 17 Apr 2012, 12:53
- Location: Odivelas
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Eu começo sempre pelo parafuso do lado do escape
CBR 250R - Odivelas
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
O Eixo traseiro é um simples parafuso com uma porca. Eu tento desapertar os 2 ao mesmo tempo, mas o maior (a cabeça do parafuso) começa a rodar smpr primeiro.
As chaves que vêm com a mota só as uso para tirar a vela de resto não as tenho utilizado. Servem mais para uma emergência que outra coisa...
[[]]
As chaves que vêm com a mota só as uso para tirar a vela de resto não as tenho utilizado. Servem mais para uma emergência que outra coisa...
[[]]
- jorgeoliveira
- CBF 125
- Posts: 855
- Joined: 20 Nov 2012, 19:43
- Location: Tocha
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
boas.
depois quer lavei a corrente da mota deixei secar normalmente (deveria de a ter secado na hora com um pano se calhar)
o certo é que agora a corrente tem ferrugem de ambas as laterais e não sei o que fazer para retirar a ferrugem.
lava-la de novo secar e lubrificar?
cumprimentos
depois quer lavei a corrente da mota deixei secar normalmente (deveria de a ter secado na hora com um pano se calhar)
o certo é que agora a corrente tem ferrugem de ambas as laterais e não sei o que fazer para retirar a ferrugem.
lava-la de novo secar e lubrificar?
cumprimentos
- Fábio Ferreira
- CBF 125
- Posts: 766
- Joined: 07 Jun 2014, 16:45
- Location: Porto
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Boas malta,
Hoje de tarde vou aproveitar o tempo de chuva e limpar a corrente como está explicado neste tutorial uma vez que só ando de mota amanhã novamente. A minha pergunta é, haverá stress de engatar 1a e limpar a corrente ao mesmo tempo com o pincel enquanto a mesma está a rodar? É que poupava imenso tempo, trabalho e desgaste ao ter que fazer tudo à mão!
Cumps!
Hoje de tarde vou aproveitar o tempo de chuva e limpar a corrente como está explicado neste tutorial uma vez que só ando de mota amanhã novamente. A minha pergunta é, haverá stress de engatar 1a e limpar a corrente ao mesmo tempo com o pincel enquanto a mesma está a rodar? É que poupava imenso tempo, trabalho e desgaste ao ter que fazer tudo à mão!
Cumps!
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
O objectivo é mesmo esse. Metes a primeira e deixas o pincel a passar na corrente.
Cuidado com os salpicos. Não te metas atrás da mota.
Cuidado com os salpicos. Não te metas atrás da mota.
Yamaha MT 07 Matt Grey - Povoa de Santa Iria
- Fábio Ferreira
- CBF 125
- Posts: 766
- Joined: 07 Jun 2014, 16:45
- Location: Porto
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Maravilha! Era só mesmo para tirar a dúvida! Tenho a corrente um pouco suja e acho que consigo eliminar aquele ruído chato em andamento com uma boa limpeza.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Certamente irá melhorar. Um bom lubrificante também ajuda a manutenção e limpeza da corrente.
Yamaha MT 07 Matt Grey - Povoa de Santa Iria
- Fábio Ferreira
- CBF 125
- Posts: 766
- Joined: 07 Jun 2014, 16:45
- Location: Porto
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Estou a meio da intervenção. Vou deixar secar um pouco a corrente e depois limpá-la.AlonsoF1 wrote:Certamente irá melhorar. Um bom lubrificante também ajuda a manutenção e limpeza da corrente.
Eu estou a usar o Motorex (tenho foto no meu DB) que me disseram na Motoboxe ser o aconselhado para a nossa corrente! Contudo quando este acabar vou mudar para a Liqui Molly pois arranjo mais barato e de inferior qualidade não é de certeza. A única chatice neste que uso é que deixa a corrente branca mesmo depois de seco e podia ficar incolor.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012