Travão da roda traseira Chia!!!

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Travão da roda traseira Chia!!!

Post by inverse »

Boas noites,

Neste ultimo mes, o travao da roda traseira sempre que travo faz uma chiadeira monumental, isto começou quando a mota apanhava chuva que por incrivel que pareça quando chovia o travao tinha um desempenho muito superior combinado com a chiadeira... Neste momento faça chuva ou faça sol chia em qualquer momento, e em chuva nao posso tocar no travao porque a roda bloqueia mal toque no travao e derrapa...

Um amigo meu tem uma cbf 125, e isto nao acontece...
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by fhanity »

inverse wrote:Boas noites,

Neste ultimo mes, o travao da roda traseira sempre que travo faz uma chiadeira monumental, isto começou quando a mota apanhava chuva que por incrivel que pareça quando chovia o travao tinha um desempenho muito superior combinado com a chiadeira... Neste momento faça chuva ou faça sol chia em qualquer momento, e em chuva nao posso tocar no travao porque a roda bloqueia mal toque no travao e derrapa...

Um amigo meu tem uma cbf 125, e isto nao acontece...
mexeste na afinação do travão?
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by inverse »

Afinaram-me o travão na Honda na revisão dos 4 mil, e o senhor disse para ir afinando consoante o tempo...
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by AlonsoF1 »

Calços gastos?

Enviado do meu GT-I9300 utilizando o Tapatalk
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by tiagolourenco20 »

É normal, isso não é nenhum problema é feitio.
O meu travão chiava muito e pensei bem tenho os calços gastos. Quando fui trocar tinha os calços com muito ainda para gastar.

Para deixar de chiar tens que tirar os calços e lixa-los com uma lixa grossa.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
barradasmen
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 104
Joined: 20 Jan 2013, 21:41
Location: Funchal

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by barradasmen »

O Tiago tem razão, basta lixar os calços com uma lixa , e se quiseres também podes limpa los com spray de limpeza de travões :)
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by mariocbf »

A roda traseira não tem calços, mas tem cintas de travão que duram uma vida, o problema que aconteceu provavelmente contigo, foi que em chuva solicitaste provavelmente e em demasia o travão de trás, e com pó que tinha dentro, e o aquecimento que provocaste na cinta ao travar, deu-se uma situação que é normal nesse caso acontecer... chama-se a esse fenómeno vidrar a cinta e o cubo o que provoca essa chiadeira toda, a solução é desmontar e lixar com lixa fina a cinta e o cubo e isso desaparece.
Sabes como é feita uma jarra de barro? fazes o molde da jarra em barro, depois de feita levas ao forno de alta temperatura (cerca de 1000 graus) e tens a jarra pronta, certo? a jarra até ficou brilhante e vidrou por fora. Foi o que fizeste ao accionar o travão de trás, apanhou temperatura, e com a sujidade que tinha entre a cinta e o cubo, vidrou.
O travão de trás raramente se utiliza, existe a explicação aqui no forum, já aqui foi debatido,o pé deve estar fora do travão de pé em andamento, só depois de se solicitar o de mão, é que se leva o pé ao travão de pé, existe pessoal a travar sem dar conta com o travão de pé, tb existe pessoal que vai com o pé no travão de pé, e em situação de emergência trava 1º com o pé.... cuidado é a morte do artista.
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by inverse »

E uma situacao complicada e irritante, eu como pratico motocross, estou muito habituado a usar o travao de tras, estou sempre com o pe, mas em todas as travagens que faço auxilio com o travao de tras para ter mais eficacia na travagem 80 % a frente e 20 % na roda de travagem, claro que em chuva raramente utilizo pricipalmente em curva nem lhe todo!

Ela vai a revisao esta semana e vou fazer barulho...
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by mix »

A minha quando o tempo está húmido sempre que lhe pego chia nas primeiras travagens. Dou-lhe sempre umas travagens mais bruscas e ela cala-se em pouco tempo.
Tenta fazer umas travagens bruscas só com o travão de trás. Arranja uma recta com pouco transito e com bom asfalto e pisa o travão com força e por pouco tempo (quase a bloquear a roda e largar logo) uma porrada de vezes até ela se calar. Cuidado com as derrapagens, trava sempre com a mota direita.
Boa sorte.

[[]]
Image
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Travão da roda traseira Chia!!!

Post by AlonsoF1 »

E com piso seco.

Enviado do meu GT-I9300 utilizando o Tapatalk
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
Post Reply