Nova aquisição

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Nova aquisição

Post by tiagolourenco20 »

Cheira-me a um mau contacto nos fios do start, segue os fios do start, deve ser algo por aí.

No interruptor não me acredito, porque é algo que acontece quando os fios estão numa determinada posição.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Nova aquisição

Post by fastnet »

tiagolourenco20 wrote:Cheira-me a um mau contacto nos fios do start, segue os fios do start, deve ser algo por aí.

No interruptor não me acredito, porque é algo que acontece quando os fios estão numa determinada posição.
Ainda não vi este problema, entretanto deixou de repetir a gracinha.
Mexi nos fios para instalar uma tomada de isqueiro, talvez tenha dado alguma folga a algum deles e não faz o tal contato para o motor de arranque.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Nova aquisição

Post by fastnet »

Aproveitei uns dias de férias e levei a cbf a passear uns dias à zona centro.
Fui até Almeida e depois regressei pela Serra da Estrela, pouco mais de 1000km e 3 1/2 dias de vadiagem.
Na Guarda fiz um abastecimento e acabei por meter galp95 pela primeira vez. Correu bastante bem no desempenho pela serra e na autonomia.
Quando esgotou resolvi tirar a teima e voltei à galp95, desta vez em Lisboa.
Achei o desempenho diferente relativamente à primeira vez e tive problemas, creio com alimentação.
No passado fds com algum calor e pendura pelo centro Lisboa deixou de responder ao acelerador, ao acelerar começava a morrer, e por duas vezes foi abaixo ao ralenti.
Verifiquei se o cachimbo da vela estava bem colocado e nada mais.
Não desisti e continuei caminho, em estrada tentei avaliar melhor e dei um puxãozito pela menina, ficou melhor dos sintomas mas não totalmente boa. Este depósito não me convenceu...

Falhas possíveis?
Afinação válvulas? Válvulas não desafinam dum momento para o outro e não deixam de estar mal para ficaram boas a seguir.
Filtro combustível? Algum entupimento temporário na linha combustível, necessito ver o filtro.
Bomba combustível? Com o calor que estava, embora não exagerado, e com pendura em cidade foi a primeira ideia que me ocorreu. Contudo logo que dava partida pegava logo, não esperava tempo nenhum.
Geralmente a questão da bomba com tempo de calor obriga a parar motor algum tempo para ser possível arrancar, o que não foi o caso.
Para já não vou equacionar hipóteses menos prováveis.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Nova aquisição

Post by fastnet »

Lá levei a cbf a mais um passeio.
Desta vez foi à zona do Porto e Minho. Acabei por visitar menos que aquilo que queria mas o tempo nem sempre ajudou.
Mesmo assim deu para Braga, Arcos de Valdevez, Lindoso, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Castelo de Paiva e mais qualquer coisita.
Fiz cerca de 1700km nestes percursos a maior parte do percursos com topcase, alforges e saco de depósito em cima da burra.
No regresso para lx resolvi ver como estava o nivel de oleo e verifiquei que estava abaixo do minimo. Como tinha levado oleo para mudança "on tour" dos 12k foi logo ali no momento. Estava bem escurinho...
Sem problema com a menina, apenas cansaço de muitas horas ao guiador.
Ritmo de passeio e menos de 3 depósitos gastos.

Não voltei a ter os problemas mencionados anteriormente, mau contacto, falhas alimentação, etc. Só noto algumas falhas na engrenagem, dificuldade em engatar primeira, uma mudança eventualmente mal metida e acaba por saltar, ...

Venha o próximo :biker
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: Nova aquisição

Post by João Santos »

Afinação de corrente, estica-la.

João
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Nova aquisição

Post by fastnet »

Para atualizar este tópico.

A cbf tem-se portado bem, aparte de ligeiras birras.
Só voltou a fazer a gracinha de acionar o motor de arranque, quando virava o volante, uma vez mais.
Ontem descobri que o corte de corrente do descanso lateral não atua, ainda não deu tempo para diagnóstico.
A junta da tampa das válvulas está com pequena fuga, desde a intervenção para inspecionar válvulas aos 4K.

Em breve irá fazer a revisão dos 20K onde irei pedir para afinar válvulas e espero que pouco mais. Conto substituir antes filtro ar e de gasolina como medida preventiva.
Não tenho tido nenhum cuidado em especial, embora em dias de tempérie a deixe geralmente em casa. Levo a outra montada que é muito mais protetora.
Os contigo ainda estão para durar, não equaciono trocar antes dos 25K.
Em cada 2 depósitos costumo lavar e lubrificar a corrente.

Troquei para pinhão de 17 dentes à pouco tempo para sentir a diferença. A ideia seria baixar rotações, minimizar consumo e vibração.
Ganhei em duas mas não baixei consumo, subiu para 1,9lts/100. Acabei por constatar que tinha pouca pressão nos pneus e filtro ar sujo. Corrigi a questão da pressão e aguardo a aquisição do filtro de ar.

Cbf 125 rules :biker
User avatar
rivenlpgo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 28 Mar 2016, 12:13
Location: Oeste

Re: Nova aquisição

Post by rivenlpgo »

boas, bela descrição da utilização da mota, com quantos quilómetros de utilização e que a mota tinha o nivel de oleo motor no minimo?

A minha está quase a fazer 4.000 km (está quase na altura da manutenção e o nível de óleo estava no mínimo) este consumo de oleo é o normal?
Image
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Nova aquisição

Post by fastnet »

rivenlpgo wrote:boas, bela descrição da utilização da mota, com quantos quilómetros de utilização e que a mota tinha o nivel de oleo motor no minimo?

A minha está quase a fazer 4.000 km (está quase na altura da manutenção e o nível de óleo estava no mínimo) este consumo de oleo é o normal?
Foi pelos 12k, antes do regresso porto-lisboa. Como não fazia sentido corrigir uma vez que estava na altura de trocar, foi logo ali que mudei.
A motor da cbf é arrefecido a ar e por isso menos estável na sua temperatura.
Temperaturas de verão, horas seguidas de funcionamento, e bastante carga no motor podem levar a um consumo de óleo.
User avatar
rivenlpgo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 28 Mar 2016, 12:13
Location: Oeste

Re: Nova aquisição

Post by rivenlpgo »

Ok, aos 12.000 km é na altura da 3ª manutenção?!

menos mal sim pode sempre haver algum consumo de oleo, tenho essa noção, era só para perceber se a minha estava a consumir mais que o normal.
Image
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Nova aquisição

Post by fastnet »

rivenlpgo wrote:Ok, aos 12.000 km é na altura da 3ª manutenção?!

menos mal sim pode sempre haver algum consumo de oleo, tenho essa noção, era só para perceber se a minha estava a consumir mais que o normal.
Há uma ligeira confusão sobre a quilometragem para as revisões, embora nada significativo.
O manual manda fazer a cada 4K, o que poderia significar 4, 8, 12, 16, ... ou cada 6 meses.
Há quem leve o intervalo mais a sério e após a primeira revisão, aos 1000km, adiciona 4000km, ficando as revisões aos 5, 9, 13, ... digamos que se ganha 1000km na segunda revisão, a partir daí é igual.
O nível do óleo, atenção à forma como se mede, deve estar entre as marcas de mínimo e máximo. Abaixo disto vai afetar a capacidade de lubrificação e acima do nível pode gerar pressões internas mais elevadas no motor (depende da quantidade a menos ou mais, claro).
Post Reply