[Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: [Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Post by mix »

Por acaso o leitor de cartões já me fez falta algumas vezes...
Se fores ao balcão do imtt com o antigo dono só necessitas do teu CC, do CC do antigo dono e do livrete da mota.
5minutos e 2 assinaturas depois tens a mota em teu nome.

[[]]
Image
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: [Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Post by tiagolourenco20 »

Topico compra a venda.

Os custos dos pedidos de registo on-line são reduzidos em 15% relativamente ao valor actual cobrado em qualquer conservatória de registo de automóveis.
São os seguintes os custos associados ao registo em apreço:
a) Registo requerido dentro do prazo legal: €55,30.

Image
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
davidanil
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 04 Jan 2015, 19:58

Re: [Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Post by davidanil »

tiagolourenco20 wrote:Topico compra a venda.

Os custos dos pedidos de registo on-line são reduzidos em 15% relativamente ao valor actual cobrado em qualquer conservatória de registo de automóveis.
São os seguintes os custos associados ao registo em apreço:
a) Registo requerido dentro do prazo legal: €55,30.

Image
Isso é nice, mas o problema é que nao tenho o dispositivo para ler os cartões, e provavelmente o vendedor também não tem. Agora a cena é que o tipo vive longe(Fora da Lx), e ir para lá ver a mota, voltar para o imtt e fazer o seguro e depois voltar para ir buscar a mota... é chato...
Image
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: [Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Post by tiagolourenco20 »

No carro fiz a mudança de nome e usei os papeis do seguro do vendedor para vir até casa.
Quando vendi a mota fizemos o negocio e combinei com a pessoa ir levar-lhe a mota a casa porque ele só ia fazer o seguro passado uma semana.

Depende com quem lides..

Quando comprei a cbr como o rapaz não andava na mota nem seguro tinha, então arranjei uma carrinha e fui buscar a mota.

Podem assinar os papeis todos, ficas com a fotocopia do cartão do vendedor, fazes uma fotocopia da declaração para deixar com o vendedor, levas o original e tens 60 dias para fazer a mudança de nome. Após esse prazo o valor passa de 64€ para 120 e tal euros.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: [Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Post by fastnet »

Quanto a negócios de veiculos o melhor a fazer, mesmo sem querer desconfiar de amigos, desconhecidos ou stands , é tratar de imediato da transferência de propriedade.
Depois de testares a mota e acordarem as condições do negócio, avancem para tratar da parte burocrática.
Confirmar sempre o numero que consta no quadro com o que o consta no certificado de matricula.
Verificar se consta alguma reserva de propriedade.
Vendedor que passe uma declaracão mencionando que vende o bem livre de encargos.
É conveniente trarares quanto antes, se for possivel no ato de pagamento, da transferência de propriedade, indo a uma loja do cidadão ou fazer on-line, por exemplo. Em 2014 custava 65euros, on-line é mais barato como já se disse aqui.
Caso não o possam fazer, vendedor que preencha os impressos (fazer download do site) e junte cópia do documento identificação.
Pedir chaves do veiculo, certificado de matricula e comprovativo pagamento iuc, manual da mota e livro de garantia/revisões. Se tiver faturas de compra e reparações melhor ainda.
Depois de teres a guia do pedido de novo certificado matricula podes tratar do seguro.
Convêm obteres vários orçamentos pois os valores podem ser muito diferentes, podes fazer o seguro on-line sem precisar de ir ao balcão.
Para circulares de forma legal tens de ter todos estes documentos.
Podes combinar com o vendedor que te leve a mota a casa, caso ainda tenha seguro, ou fazer um seguro de um dia só para o transporte, ou aranjares uma carrinha ou atrelado para a transportares.
Não facilites em demasia para não teres problemas futuros.
Espero ter ajudado.
davidanil
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 04 Jan 2015, 19:58

Re: [Ajuda]Como fazer a 1ª Compra de Motas usadas

Post by davidanil »

Bem, agora que já tenho mota e o negócio correu bem, posso partilhar a minha experiência:
Depois de ver e obviamente acordar o preço e quem pagaria a transferência do registo:
  • Fiz o seguro.
    Combinamos ir à loja do cidadão numa sexta a tarde e deveríamos ter ido directos ao IRN.(fui tirar a senha do imtt primeiro <- estupidez)
    Eu já tinha a minha parte deste documento preenchida, só faltava a parte do vendedor. Ele preencheu-a no momento.
    Chegámos á senhora(mto simpática) ela assinou, viu se estava tudo em ordem(nomes, moradas, etc).
    Ele deu-me todos os documentos da mota. A senhora deu-me um certificado de mudança de registo.

    Sábado troquei o € pela :biker
Simples.
Image
Post Reply