Embraiagem

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
Post Reply
joaoribeiro-IH
50cc
50cc
Posts: 75
Joined: 09 Jan 2015, 18:33
Location: Alverca

Embraiagem

Post by joaoribeiro-IH »

Boas, como aqui alguns já sabem tenho uma potente cbf 125 com cerca de 61600 kms. Dos quais quase 32000 deitos por mim. E tenho aqui uma duvida que me ocorre, quando vou a 60 km/h (em 5 mudança) ela faz o mesmo barulho de ir a 75/80 km/h e a 80 km/h faz o mesmo barulho de ir a 90 km /h e por ai em diante. Coisa que não fazia ate á cerca de 1 semana, perguntei a um amigo que é mecânico de carros, e disse-me que pode ser a embraiagem a patinar. Por um lado faz sentido devido aos kilometros que ela já tem. Mas queria saber também a vossa opinião para saber que já vos aconteceu algo parcido.

PS: Caso já haja um topico com este assunto peço aos administradores que o movam para lá.
Obrigado e boas curvas a todos :drinkingcheers
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Embraiagem

Post by tiagolourenco20 »

Boas

Tens regulado a embraiagem?

Se já tiveres na afinação máxima é possível.

Arranjas kits de embraiagem baratos, mudar isso também não é complicado.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
joaoribeiro-IH
50cc
50cc
Posts: 75
Joined: 09 Jan 2015, 18:33
Location: Alverca

Re: Embraiagem

Post by joaoribeiro-IH »

Nunca regulei a embraiagem :shock: E sinceramente não faço ideia como se faz, onde é que vejo? Naquela "patilha" com borracha do lado direito do motor?
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Embraiagem

Post by tiagolourenco20 »

Então deve ser por ai xD

Sim, vê no manual de utilizador como afinar.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
joaoribeiro-IH
50cc
50cc
Posts: 75
Joined: 09 Jan 2015, 18:33
Location: Alverca

Re: Embraiagem

Post by joaoribeiro-IH »

Obrigado pela ajuda, amanhã vou ver se vejo isso :rockon
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Embraiagem

Post by mix »

Não percebi bem que barulho fazia, mas se fosse embraiagem a patinar notava-se bem.
A embraiagem começa a patinar quando a mota vai em aceleração e atinge o binário máximo. O que acontece é que há uma subida mais rápida de rotação sem que a velocidade aumente de forma normal/constante.
Se tiveres conta rotações é fácil de ver o ponteiro se o ponteiro, de punho a fundo, sobe de forma gradual ou não...

[[]]
Image
joaoribeiro-IH
50cc
50cc
Posts: 75
Joined: 09 Jan 2015, 18:33
Location: Alverca

Re: Embraiagem

Post by joaoribeiro-IH »

Não faz nenhum barulho anormal, a rotação do motor é que é mais alta a certas velocidades do que antes. Ha uns meses que não faço mudanças a fundo para ver isso. A minha é de 2009, não tem conta rotações
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Embraiagem

Post by mix »

Se calhar é falta de umas mudanças a fundo para desentorpecer o motor... :lol
Se não alteraste o sistema de transmissão (pinhão de ataque, cremalheira, corrente, etc) é impossível mecanicamente a mota fazer mais rotação para a mesma velocidade, sem que a embraiagem patine.
Custa-me muito a crer que uma embraiagem aguente muitos km constantemente a patinar, para além que dava logo cheiro a embraiagem queimada.
Só se for mesmo a folga da manete da embraiagem. Para colocares a mota em andamento e mudares de mudanças tens de carregar na manete toda até ao punho ou basta mexer a manete menos de 1 cm?

[[]]
Image
Post Reply