Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
gonçalo.almeida
A Pé
A Pé
Posts: 7
Joined: 15 Feb 2018, 09:27
Contact:

Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by gonçalo.almeida »

Muito bom dia! É a minha primeira intervenção neste fórum e espero poder partilhar experiências, ajudar e ser ajudado no que toca à CBF125.
A minha, comprei-a em 2 mão, com cerca de 18.000Kms. É de 2015 e tem sido um prazer andar nela.
Mas ultimamente tenho sentido alguns "problemas"...
Aconteceu-me recentemente senti-la a engasgar-se em andamento, depois de puxar por ela. Pensei que fosse da minha azelhice, uma vez, que como estou a começar, por vezes falha-me colocar as mudanças (principalmente a segunda) ou esqueço-me de tirar a mão da manete da embraiagem e vruuuuuummmm, dá-lhe no acelerador e nada... Depois lá corrijo...
Aconteceu-me também uma vez, ela ir abaixo num semáforo, mas não liguei.
Ontem, no entanto, aconteceu algo diferente.... Meti a mota a funcionar e deixei-a a aquecer. Ao fim de 2 minutos vai abaixo. Tento ligar e nada. Tento outra vez, não pega. Que me lembrei? óleo! Vou ver... seco, sequinho, nada. Em pânico vou a correr a uma bomba comprar o óleo e toca de pôr lá para dentro. Tento arrancar com a mota, nada, tento uma segunda vez e pega, mas vai abaixo. Tento uma terceira e pega e trabalha normalmente.
Vou andar com ela e sinto que há ali alguma perda de potencia, ando um pouco mais, tento puxar e começo a sentir a coisa a ir ao normal...
Volto para casa e vejo o nível e vejo que ainda está em baixo. Toca de meter mais um bocado de óleo. Nesta altura já tinha metido uns 3/4 de 900Ml.
De repente fez-se luz!!! Para ver o óleo há um método. Aquecer a mota, meter no apoio central, deixar arrefecer e ver... Foi o que fiz e... Carradas de oleo a mais!!! Ou seja, quando verifiquei o óleo estando a mota no apoio lateral, dava como estando vazio, mas no apoio central está a abarrotar. Hoje já vou comprar uma seringa para tirar o excesso.

O que poderá ter acontecido para ela ir abaixo e nunca mais voltar a arrancar? Se não foi do óleo, porque é que ela só arrancou depois de eu lá ter posto óleo? Porque é que eu senti que depois de por o óleo, houve um desenvolvimento na capacidade do motor, que inicialmente estava a puxar pouco?

Outra coisa que reparei, mas não sei se foi do nervosismo: ficou mais difícil encontrar o neutro de 1ª para N.Salta logo para a 2ª. De 2ª para N é quase o mesmo.

Obrigado!!!
zeluis
50cc
50cc
Posts: 83
Joined: 12 Jun 2015, 20:07

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by zeluis »

Bomba de combustível. Problema crónico nas cbf's... Tens no fórum já pessoal que adaptou um filtro de combustível (de origem a mota não tem) para prevenir este tipo de problemas.

Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by Jony »

zeluis wrote:Bomba de combustível. Problema crónico nas cbf's... Tens no fórum já pessoal que adaptou um filtro de combustível (de origem a mota não tem) para prevenir este tipo de problemas.

Sent from my Nexus 5X using Tapatalk

Boas, eu também pôs na minha para evitar futuros problemas
gonçalo.almeida
A Pé
A Pé
Posts: 7
Joined: 15 Feb 2018, 09:27
Contact:

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by gonçalo.almeida »

Bomba de combustível. Problema crónico nas cbf's... Tens no fórum já pessoal que adaptou um filtro de combustível (de origem a mota não tem) para prevenir este tipo de problemas.
Foi o que calculei... Então terei que trocar a bomba de combustível? Quanto custará a brincadeira?

Esse filtro, quem o poderá colocar e quanto custará?

Obrigado
zeluis
50cc
50cc
Posts: 83
Joined: 12 Jun 2015, 20:07

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by zeluis »

A malta por 2€ mete o filtro. É um preço mesmo ridículo :D
O preço da bomba não sei. Mas o que te posso dizer é que devias pedir uma opinião a um profissional, para perceber se é de facto a bomba ou não. Mas tudo aponta para que seja..

Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
zeluis
50cc
50cc
Posts: 83
Joined: 12 Jun 2015, 20:07

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by zeluis »

Deixo aqui um vídeo no YouTube acerca do problema da bomba de que falo.

https://youtu.be/YU_EB8ogb2w

Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
gonçalo.almeida
A Pé
A Pé
Posts: 7
Joined: 15 Feb 2018, 09:27
Contact:

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by gonçalo.almeida »

Por acaso na tinha visto esse vídeo.
O que sinto neste momento é a mota estar mole. Não tem a mesma pujança explosão.
Esse filtro pode qq pessoa colocar ou é preciso ser -se técnico?

Obrigado!
gonçalo.almeida
A Pé
A Pé
Posts: 7
Joined: 15 Feb 2018, 09:27
Contact:

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by gonçalo.almeida »

Vi noutro tópico que é relativamente simples instalar ou substituir o filtro de gasolina. A minha preocupação é se a bomba já está nas couves. Ontem à noite fui dar umas voltas com ela e senti-a muito presa, como que em esforço. Ela puxa, mas não está tão solta como estava.
Poderá ser a bomba com algum entupimento? Se assim for, haverá maneira de a limpar?
zeluis
50cc
50cc
Posts: 83
Joined: 12 Jun 2015, 20:07

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by zeluis »

Se não me engano o eblase fez a limpeza da bomba. Mas para selar ele usou poliuretano. Ou seja, foi um workaround, pois a bomba não é feita para ser aberta.

Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
zeluis
50cc
50cc
Posts: 83
Joined: 12 Jun 2015, 20:07

Re: Falta de óleo, azelhice ou outra coisa?

Post by zeluis »

https://youtu.be/iVtd-x15sxk

Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
Post Reply