Ultra baixo consumo

Modificações na CBF 125, pessoais ou não.
franmcm
Triciclo
Triciclo
Posts: 22
Joined: 03 Jan 2015, 11:55

Ultra baixo consumo

Post by franmcm »

Tenho muito gosto por carros e motas de alta eficiência e depois de me terem roubado a minha honda innova 125 decidi experimentar a cbf 125.
Por várias razões acabei por comprar 2 honda cbf125. Uma delas 125 e a outra que comprei avariada estou a "kitar" para 175.

Fiquei impressionado (negativamente) pelas altas rotações a que anda a cbf e como sabia que para se conseguir bons números de consumo tem de se baixar as rotações da mota meti mãos ao trabalho.

Mandei fazer um kit de 36 dentes para trás e tenho 17 dentes a frente.
A mota está muito melhor e tenho feitos consumos normalmente abaixo dos 1,5lts/100.

Custa-me a compreender como é possível para andar a 100 ter de andar acima das 9000. Vocês não tem pena dos vossos motores?

Com este kit a minha mota dá 100 as 7000rpm e consigo chegar sem grande problema a 120. A mota dá 135km/h(+- as 9000) a descer.

Para muita pena minha não é possível no cubo da mota montar menos de 36 dentes. Mas existem pinhões de 18 dentes a venda. Esta semana vou comprar.

O meu objectivo é fazer 1l/100 a 80km/h (Julgo que já o conseguia fazer mas dado o enorme deposito da cbf e o facto de ultimamente andar sempre com pressa ainda não tive oportunidade de testar)

Cá fica o testemunho e a experiência!
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Ultra baixo consumo

Post by mneves »

Bom post
Já dei várias vezes os 135 ,a descer claro,e ela não corta, vai as 11000+-
Ja pensei várias vezes em por o pinhão de 17 várias vezes mas...há sempre um mas,se o motor subisse bem as rpm,se fosse mais rápido nessa subida,se não morresse ao apanhar "brisas" se houvesse sempre gasolina de 98 a bom preço ,se tivesse mais 2 ou 3 cv,aí sim já estava.
Já puz uma vela melhor, filtro e o que noto é só até as 8000 a melhoria,depois parece não haver mais motor,aliás a CBF é feita para baixo e médio regime.
Pena?nunca,se não lhe falta nada e o regime está lá é para usar se for necessário ,a mecânica é assim .os pesados passam horas perto do red-line e fazem milhões de km.
Se arranjares o kit avisa pois tb gostava de ver o seu feedback.
Segundo os meus dados os melhores consumos que fiz são com 98 da BP e não é preciso muita calma para andar nos 2 LT ,menos é andar no modo câmara lenta

Marco Neves
Marco Neves
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Ultra baixo consumo

Post by Blackcbf »

Comprar Pinhao de 18 dentes ??? antes de comprares verifica se cabe pois tenho a clara sensação que isso nao cabe

meti de 17 na minha e ja nao resta muito espaço

ja me cansei do de 17 e voltei a meter o de 16 ;) a descer o de 17 e melhor mas a subir ...bahh nao resisti e voltei ao velhinho de 16 dentes ;)

PS: ja agora por quanto ficou a cremalheira de 36 dentes ????
franmcm
Triciclo
Triciclo
Posts: 22
Joined: 03 Jan 2015, 11:55

Re: Ultra baixo consumo

Post by franmcm »

Aquilo que fiz para já foi colocar a minha quarta igual a vossa quinta. Por isso poderia ter o melhor dos 2 mundos! Em 4 a mota de origem a 100kmh a entrar no redline ou a 100 as 7000 a gastar menos de 1.5l/100. A cremalheira deve ter custado ai uns 35e.
O pinhão de 18 se couber é a rasquinha... Tenho de tentar para saber. Outra hipótese é comprar uma jante da nova cbf) mas ainda não sei se o cubo é igual.
franmcm
Triciclo
Triciclo
Posts: 22
Joined: 03 Jan 2015, 11:55

Re: Ultra baixo consumo

Post by franmcm »

Infelizmente a utilização das rotações não é bem assim. O desgaste da Mota está diretamente relacionado com as rotações que faz. E andar acima de cerca de 70% do regime máximo acelera o desgaste exponencialmente. Andar acima do redline é a "morte da mota" a médio prazo.
Os camiões fazem milhões de km mas para isso Tem 1 segredo... fazem muito baixas rotações !(já reparaste na rotação Max de um camião? E de um navio de longo curso?
Se quiserem que as vossas motas durem poupem. Lhes rotação.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Ultra baixo consumo

Post by fastnet »

Olá companheiro,
fiquei com dúvida sobre em que montada fizeste essas alterações na relação final. Foi na 125 ou na kitada 175?
O pinhão de 16 dentes é um compromisso para quem anda devagar ou depressa, retas ou percursos mais acidentados, com/sem pendura, etc.
Podemos adaptar o comportamento da montada consoante a nossa condução ou dos percursos que fazemos habitualmente, seja com alteração de pinhão, velas especiais, entradas de ar de grande débito, etc.
Acho que a honda ficou no meio termo tendo em consideração o tipo de mota, essencialmente commuter, e para se querer mais e dar espaço para se evoluir para outra cilindrada superior.

Pelo que li o pinhão de 17 dentes é mais adaptado a quem faz alguma estrada e não estou a falar em viagens de 200km em auto-estrada, pode ser em percursos mais pequenos.

A potencia nas baixas cilindradas é obtida através de maior rotação, se não estou enganado a potencia máxima (que não é muita) da cbf125 é obtida às 8000rpm e o binário às 6250rpm. Ao aumentar a relação final em demasia acabamos por perder nestes valores e temos de usar mais a caixa.

Concordo com a tua opinião, para andar numa velocidade decente 90-100km/h andamos em muitas rotações. O ideial era a cbf ter 6 velocidades.

Dito isto acho que ainda vou testar pinhão de 17 dentes, mais que isto só para locais muito planos. Contudo é apenas a minha opinião para os percursos que faço.
franmcm
Triciclo
Triciclo
Posts: 22
Joined: 03 Jan 2015, 11:55

Re: Ultra baixo consumo

Post by franmcm »

Fiz uma nova transformação na CBF. 20 dentes a frente! Fiz isto na cbf125 nova que comprei que tem atualmente 7000km.
Agora tenho 20/36; está espetacular.
É 1.46x mais longa que a mota de origem.

Assim em traços gerais:
A minha 1 é quase igual a vossa segunda (um bocadinho mais curta)
A minha 2 está entre a vossa 3 e 4.
A minha 3 é ligeiramente mais longa que a vossa 5.

Círculo normalmente em 5a as 5500rpm a 100kmh. Super!!!!

Ainda não fiz consumos mas em 200km que já fiz o ponteiro não saiu de acima do máximo!

Já dei 120 as 6700
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Ultra baixo consumo

Post by Jony »

mneves wrote:Bom post
Já dei várias vezes os 135 ,a descer claro,e ela não corta, vai as 11000+-
Ja pensei várias vezes em por o pinhão de 17 várias vezes mas...há sempre um mas,se o motor subisse bem as rpm,se fosse mais rápido nessa subida,se não morresse ao apanhar "brisas" se houvesse sempre gasolina de 98 a bom preço ,se tivesse mais 2 ou 3 cv,aí sim já estava.
Já puz uma vela melhor, filtro e o que noto é só até as 8000 a melhoria,depois parece não haver mais motor,aliás a CBF é feita para baixo e médio regime.
Pena?nunca,se não lhe falta nada e o regime está lá é para usar se for necessário ,a mecânica é assim .os pesados passam horas perto do red-line e fazem milhões de km.
Se arranjares o kit avisa pois tb gostava de ver o seu feedback.
Segundo os meus dados os melhores consumos que fiz são com 98 da BP e não é preciso muita calma para andar nos 2 LT ,menos é andar no modo câmara lenta

Marco Neves


boas, sou da mesma opinião, e alem disso quando comprei a moto trazia o pinhão 17 e a mota estava muito pachorrenta, então criei este tópico.http://cbf125.net/viewtopic.php?f=8&t=2077&start=30
psg
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 23 Oct 2017, 15:31

Re: Ultra baixo consumo

Post by psg »

franmcm, com essas alterações a mota não perdeu força de arranque (ou em subidas mais inclinadas) ?
franmcm
Triciclo
Triciclo
Posts: 22
Joined: 03 Jan 2015, 11:55

Re: Ultra baixo consumo

Post by franmcm »

psg wrote:franmcm, com essas alterações a mota não perdeu força de arranque (ou em subidas mais inclinadas) ?
É claro que a primeira velocidade está muito mais longa (Identica a 2 normal).

Na minha opinião isso não constitui qq problema... Faço a subida da minha garagem (muito inclinada) nas calmas... (seria numa subida muito muito inclinada com a mota muito muito pesada... nunca me aconteceu e ando de mota a 30Anos... :biker :D )
Post Reply