Farois e Luzes

Modificações na CBF 125, pessoais ou não.
Afonso
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 19 Jun 2017, 03:15

Farois e Luzes

Post by Afonso »

Boas malta,

Desde que comprei a minha menina que tenho muuuita vontade de melhorar as luzes da minha cbf. Estava a pensar em LEDs mas fiquei com ideia que não era fácil e podia ter complicações legais.

Tem a ótica toda de origem, e esta semana tive de colocar um médio e um mínimo novo. Além de uma outra no manómetro mas já ouvi dizer que isso é crónico (confirmam?).

Eu sempre achei a luminosidade uma boa porcaria, mas estava na lista de espera para ser estudada e tratada. Entretanto, com a troca de lâmpadas dei pelos focos de luz praticamente no céu. Não apontam o chão... Ou seja, eu vejo mais ou menos o que tenho à frente, mas não vejo o chão.

Eu não me lembro exatamente da lampada antiga, mas sei dizer que o novo médio aquece bastante o frontal todo! Isto é normal? Eu comprei uma HS1 de 35W normalíssima na norauto (por aconselhamento de um mecânico da marca). Agora noto que ela aquece bastante (não sei se poderá ser problemático em dias quentes como agora se andar muito tempo em cidade) e que fiquei com um problema ao arrancar. Ela sempre precisou de alguma atenção (há dias que precisa de punho outros não), mas agora precisa sempre.

Queria trocar as luzes por algo mais simpático para o motor a frio mas também mais simpático à vista quando saio de noite. Como disse acima pensei em LEDs, pelas razões obvias mas não sei o que é fácil/legal pôr nestas motas. Já li aqui sobre fazer um circuito que vá buscar a carga directa à bateria, mas não sei se adoro a ideia por medo a perder vida util da bateria mais rapidamente que o costume.

Boas curvas
Reis
Triciclo
Triciclo
Posts: 19
Joined: 10 Apr 2016, 18:45

Re: Farois e Luzes

Post by Reis »

Boas;
se procurares, já há aqui pelo menos um topico, de malta a dizer cm alterar o sistema eletrico para DC, para usar com LED.

mais simples, é comprares uma lâmpada H4 boa (philips extreme vision, ou OSRAM night racer).

Boas curvas!
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Farois e Luzes

Post by fastnet »

A fraca iluminação é um dos pontos menos bons da cbf, em parte por culpa da lâmpada de 35w, muitos modelos usam 1-2 lâmpadas de 55w e a diferença é muito grande.
A solução mais fácil é a troca da lampada de origem por uma de melhor qualidade, como foi sugerido, e regulares o farol corretamente.
A opção led não é ilegal mas não pode ser aplicado diretamente.
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Farois e Luzes

Post by Jony »

Eu queixo-me do mesmo a eluminação deixa um pouco a desejar, assim qual é a lâmpada ideal? :roll:
Afonso
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 19 Jun 2017, 03:15

Re: Farois e Luzes

Post by Afonso »

Reis wrote: mais simples, é comprares uma lâmpada H4 boa (philips extreme vision, ou OSRAM night racer).
Podemos aplicar uma H4? Achei que seria apenas HS1 como as de origem.

Acho que vou regular o frontal, só vi agora no manual como se fazia e entretanto explorar um pouco melhor a opção LEDs.

Fico só com a dúvida do que é ou não legal em termos de luzes, e como verifico isso? Já não me lembro exatamente onde mas tenho ideia de me terem dito que tanto xenon como LED é ilegal nas nossas cbfs..
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: Farois e Luzes

Post by Rmartins »

Eu na minha já tenho a uns bons tempos uma lampada de 55w e ate agora não notei nenhum problema, e sempre foi uma ajuda ;)
Afonso
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 19 Jun 2017, 03:15

Re: Farois e Luzes

Post by Afonso »

Rmartins wrote:Eu na minha já tenho a uns bons tempos uma lampada de 55w e ate agora não notei nenhum problema, e sempre foi uma ajuda ;)
está ligada ao rectificador ou à bateria?
Reis
Triciclo
Triciclo
Posts: 19
Joined: 10 Apr 2016, 18:45

Re: Farois e Luzes

Post by Reis »

HS1? nem conheço, pa ser honesto.
eu troquei por uma H4 melhor, e foi só tirar a velha e pôr a nova.
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Farois e Luzes

Post by Jony »

Reis wrote:HS1? nem conheço, pa ser honesto.
eu troquei por uma H4 melhor, e foi só tirar a velha e pôr a nova.
E qual foi o Ressoltado?
Reis
Triciclo
Triciclo
Posts: 19
Joined: 10 Apr 2016, 18:45

Re: Farois e Luzes

Post by Reis »

Luz mais forte e mais bem distribuida!
O q na nossa mota ajuda muito: achei a lampada d origem fraquita...
eu pus uma de +130%, mas já vi outra de +150% da philips.
Recomendo a OSRAM night racer, ou a phillips extreme vision...

Boas curvas!
Post Reply