Boas
Vou partilhar aqui como faço os filtros de ar que andam na minha cbf125. Tirei esta ideia de um fórum francês e nunca gastei € a comprar filtros novos.
Basicamente o que faço é pegar num filtro de ar novo de um carro, semelhante ao da cbf, corta-lo à medida e cola-lo no sitio.
Materiais necessários:
Filtro de ar de um carro;
Filtro antigo da cbf125;
Cola;
X-acto;
Lima.
O filtro de ar do carro já está cortado porque parte dele já anda na cbf
Cortar o filtro de ar da cbf usado.
Fica em 2 lados com aparas.
Com uma lima de metal, que me esqueci de colocar na imagem.
Recortar o filtro do carro à medida (usei um X-acto maior do que aparece na 1ª imagem).
Colar no sitio. Usei cola de contacto e fica bem seguro, certifiquem-se sempre que ficou tudo bem colado, não tenham medo de usar cola.
Os gastos são filtro de ar novo de carro e cola. Parece que não compensa, mas arranja-se um filtro de carro mais barato que o da cbf e este filtro de carro vai dar para 4 filtros da cbf A cola e X-acto tinha por ai e a cola dura para mais de 10 filtros.
Não sei dizer quanto custo ao certo o filtro de carro porque arranjei este grátis.
O ideal é ter 2 filtros e enquanto se anda com 1 temos tempo para preparar o próximo Eu pedi ao jjmaia um filtro que ele tinha usado, por isso até ver ainda não gastei nenhum € em filtros d ar, nem vou gastar tão depressa.
[[]]
Filtro de ar (de origem) feito em casa
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
Belissimo tópico. Vou copiar.
Parabens.
Parabens.
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
Uma grande ideia para poupar muitos trocos
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
Bom trabalho; )
Sent from my GT-I9300 using Tapatalk
Sent from my GT-I9300 using Tapatalk
Yamaha MT 07 Matt Grey - Povoa de Santa Iria
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
PAULO LAMEIRAS
CBF 125 PRETA "BRUTINHA" 05/2013
NC 750 X PRETA "TARTARUGA" 10/2015
CBF 125 PRETA "BRUTINHA" 05/2013
NC 750 X PRETA "TARTARUGA" 10/2015
- barradasmen
- Fotógrafo
- Posts: 104
- Joined: 20 Jan 2013, 21:41
- Location: Funchal
-
- 50cc
- Posts: 108
- Joined: 27 Dec 2013, 08:07
- Location: Sta. Comba Dão
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
Boa ideia sem duvida mas ?
Como sabes cada filtro é construído por um papel especifico que deixa passar diversas quantidades de ar e os de automóvel deixam passar maiores quantidades e nesse ponto não á que "arriscar".
Desculpa este pequeno alerta mas os anos de experiência levam a que tenha muito cuidado com as invenções pois quando mais jovem as minhas invenções tiveram mau resultado.
Boas curvas.
João Santos
Como sabes cada filtro é construído por um papel especifico que deixa passar diversas quantidades de ar e os de automóvel deixam passar maiores quantidades e nesse ponto não á que "arriscar".
Desculpa este pequeno alerta mas os anos de experiência levam a que tenha muito cuidado com as invenções pois quando mais jovem as minhas invenções tiveram mau resultado.
Boas curvas.
João Santos
-
- Moderador
- Posts: 2145
- Joined: 17 Apr 2012, 12:53
- Location: Odivelas
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
A diferença não te vai dar problemas, o máximo que podes sentir se entrar um pouco mais de ar é a mota mais morta em baixas.
O filtro K&N faz +- isso.
O filtro K&N faz +- isso.
CBR 250R - Odivelas
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
A diferença é tão pequena que não se nota. Claro que para ser exactamente igual só com o de origem, mas com esta alteração pode-se aumentar ou diminuir a superfície de filtro, podendo ajustar àquilo que pretendemos (se queremos que entre mais ar, aumentamos a superfície do filtro, se queremos menos ar, diminuímos). No meu caso coloquei aproximadamente a mesma e não noto nenhuma diferença de comportamento.
[[]]
[[]]
Re: Filtro de ar (de origem) feito em casa
Boas
Esse filtro de ar e de que carro ?
É que na internet encontram se de diferentes tamanhos :s
Obrigados
cumprimentos
Esse filtro de ar e de que carro ?
É que na internet encontram se de diferentes tamanhos :s
Obrigados
cumprimentos