Manómetro de combustivel

Temas gerais sobre a CB 125F que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Post Reply
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Manómetro de combustivel

Post by Quico »

Hoje fui meter gasolina e o ponteiro já passava do vermelho para trás, levou 11 litros sendo que o depósito tem capacidade para 13.
Gostaria que os companheiros com cb125f me confirmasse se tb é assim nas vossas ou se devo reclamar.
Image
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Manómetro de combustivel

Post by tiagofo20 »

O teu ponteiro mexia ao ligar a mota? Na minha ele também fica abaixo do vermelho nos 11L, mas tenho ideia que mesmo abaixo do vermelho ele mexe qualquer coisa. Por um lado até gosto, assim nunca arrisco demasiado [emoji28]
Fui ver os meus registos, o máximo que meti na minha foi 10,73L, exatamente por causa do motivo que mencionas.
No meu caso, enquanto não fizer 500km com um depósito, por muito que o ponteiro me queira assustar, sei que não fico mal.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Re: Manómetro de combustivel

Post by Quico »

Penso que sim, que desligando ainda vai mais para trás, mas muito pouco.
Como deve ser comum a todos, é muito lentinho a subir mas esta foto foi tirada depois de alguns kms feitos, antes de desligar a mota na bomba.
Como podes ver pela foto, a mota não tem muitos kms e por isso estou ainda a descobrir os defeitos e feitios. Se são todas assim não é defeito, é feitio.
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Manómetro de combustivel

Post by tiagofo20 »

Curiosidade: fizeste 447km com exatamente 11L? Condução normal ou a apertar com a mota? Dá 2,46L/100km, um pouco alta, mas não é preocupante.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Re: Manómetro de combustivel

Post by Quico »

Sim, foi 2.44l/100km a média deste depósito.
Eu não sou propriamente bruto a conduzir mas também não ando a pensar no assunto, não conduzo para médias.
Neste último depósito andei maioritariamente a 2 e fiz muita AE/IC a 110, depois pelo meio fiz a revisão dos 1000 e não sei se na oficina esteve a trabalhar ou qq coisa desse género, que tenha influenciado a média.
Também pode não ter ficado bem cheio uma vez que esta mota ainda é novidade para mim.
Confesso que também achei alta para o que tenho lido, mas acredito que as médias de 1.9/2.0 que vejo na net sejam feitas já com o motor bem rodado em modo passeio que não foi o caso.
Este depósito eu prometo que me vou esforçar. 8-) Depois dou noticias.
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Manómetro de combustivel

Post by tiagofo20 »

Cuidado com o andar muito tempo seguido a 110km/h com tão poucos km, não quer dizer que vais estragar a mota, mas não é o mais aconselhável para quem quer prolongar a vida do motor.
Se fizeste muita AE a média está normal, fazer médias de 2L ou menos só se consegue com gentileza.
A minha está com 7600km, aos 1000km acho que só levou óleo, aos 4000km aceitei o conselho do mecânico e além da troca de óleo levou uma corrente nova de orings. Não tem nada a ver com a de origem, que, segundo o mecânico, são muito fraquinhas e podem partir e causar um acidente.
E por falar em óleo, não esqueças de ir "checando" o nível do óleo, sobretudo se tens o hábito de andar as velocidades mais próximas dos limites da mota, a minha por acaso não leva nem uma gota de óleo entre as revisões, mas vou controlado.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Quico
Triciclo
Triciclo
Posts: 12
Joined: 25 Sep 2018, 15:51

Re: Manómetro de combustivel

Post by Quico »

Obrigado pelas recomendações mas está tudo controlado.

Relativamente à rodagem, ou ao tipo de uso/velocidades com poucos kms, devo dizer-te que não é a velocidade que importa mas sim como atinges essa velocidade, e não menos importante são também as reduções que geralmente ninguém fala.
Não é à toa que o manual fala em condução suave e não menciona qualquer rotação limite.

A propósito deste tema deixo-te aqui um artigo interessante.
https://www.motorcyclistonline.com/bust ... yth#page-3
Post Reply