Correcta manutenção da corrente de transmissão

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by inverse »

bom tutorial :bouncyyellow , hoje estive a fazer isso na minha menina de enduro quando tirei aquela caixa do pinhao de ataque quase que tive um ataque cardiaco estava tudo cheio de terra oleo etc etc... com a ajuda da maquina de pressao e de uma escova ficou uma maravilha :rockon
A corrente fiz de uma forma parecida com w40 e um oleo para lubrificar, acho que a minha corrente esta demasiado solta mas nao sei como se a aperta a corrente decidi colocar oleo...

Claro isto foi para safar, ando a fazer tempo para ir trocar o pneu de traz (que ja dança :lol: ) e afinar o caburador que esta uma miséria :tappingfoot


Muito bom tutorial ja tenho algumas coisas para corrigir para a proxima vez, tambem fiz isto para experimentar o processo para quando tiver a minha cbf nao fazer asneiras :tease
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
User avatar
JoãoPaulo
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 17 Nov 2012, 00:27
Location: Coimbra

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by JoãoPaulo »

cuidado, o WD40 pode danificar os O-rings da corrente...

Já agora, deixo a minha pergunta. Queria apertar a folga da corrente e para isso tenho (penso eu) que desapertar primeiro o parafuso do eixo traseiro. devo desapertar do lado da corrente ou do lado do escape? Eu iria faze-lo do lado do escape, mas as ferramentas que vieram com a mota não dão para esse parafuso e fiquei com receio de fazer asneira...
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by tiagolourenco20 »

Eu começo sempre pelo parafuso do lado do escape
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by mix »

O Eixo traseiro é um simples parafuso com uma porca. Eu tento desapertar os 2 ao mesmo tempo, mas o maior (a cabeça do parafuso) começa a rodar smpr primeiro.
As chaves que vêm com a mota só as uso para tirar a vela de resto não as tenho utilizado. Servem mais para uma emergência que outra coisa...

[[]]
Image
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by jorgeoliveira »

boas.
depois quer lavei a corrente da mota deixei secar normalmente (deveria de a ter secado na hora com um pano se calhar)
o certo é que agora a corrente tem ferrugem de ambas as laterais e não sei o que fazer para retirar a ferrugem.
lava-la de novo secar e lubrificar?
cumprimentos
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by Fábio Ferreira »

Boas malta,

Hoje de tarde vou aproveitar o tempo de chuva e limpar a corrente como está explicado neste tutorial uma vez que só ando de mota amanhã novamente. A minha pergunta é, haverá stress de engatar 1a e limpar a corrente ao mesmo tempo com o pincel enquanto a mesma está a rodar? É que poupava imenso tempo, trabalho e desgaste ao ter que fazer tudo à mão!

Cumps!
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by AlonsoF1 »

O objectivo é mesmo esse. Metes a primeira e deixas o pincel a passar na corrente.
Cuidado com os salpicos. Não te metas atrás da mota.
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by Fábio Ferreira »

Maravilha! Era só mesmo para tirar a dúvida! Tenho a corrente um pouco suja e acho que consigo eliminar aquele ruído chato em andamento com uma boa limpeza.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by AlonsoF1 »

Certamente irá melhorar. Um bom lubrificante também ajuda a manutenção e limpeza da corrente. ;)
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão

Post by Fábio Ferreira »

AlonsoF1 wrote:Certamente irá melhorar. Um bom lubrificante também ajuda a manutenção e limpeza da corrente. ;)
Estou a meio da intervenção. Vou deixar secar um pouco a corrente e depois limpá-la.
Eu estou a usar o Motorex (tenho foto no meu DB) que me disseram na Motoboxe ser o aconselhado para a nossa corrente! Contudo quando este acabar vou mudar para a Liqui Molly pois arranjo mais barato e de inferior qualidade não é de certeza. A única chatice neste que uso é que deixa a corrente branca mesmo depois de seco e podia ficar incolor.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
Post Reply